Forças de Segurança da Venezuela impedem marcha da oposição

Juan Guaidó liderou passeata até o Congresso venezuelano

Publicado em 10/03/2020 - 23:30 Por Reuters - Caracas

As Forças de Segurança da Venezuela impediram nesta terça-feira (10) com bombas de gás lacrimogêneo que uma passeata da oposição liderada por Juan Guaidó chegasse até o Congresso, no centro de Caracas, enquanto manifestantes favoráveis ao governo se mobilizavam até o mesmo local sem inconvenientes, disseram testemunhas da Reuters. 

Quando a marcha de oposição havia avançado apenas algumas quadras, agentes com equipamentos de choque bloquearam o caminho de Guaidó, deputados e milhares de manifestantes, que em poucos minutos desviaram a manifestação até uma avenida do leste da cidade para improvisar uma sessão do Congresso. 

"Chegará o momento, hoje não era. Logo chegará o momento quando, mais organizados, com uma clara estrutura, chegaremos onde tenhamos que chegar (...) quando juntos chegaremos a Miraflores", disse Guaidó em referência ao Palácio do governo, na sessão improvisada em uma praça da capital do país. 

Embora partidários do governo do presidente Nicolás Maduro e opositores já tenham se manifestado em um mesmo dia, quase nunca os dois grupos se encontraram no destino final da caminhada, que desta vez só foi alcançado pelos governistas.

Os grupos pró-governo geralmente contam com militares, policiais ou grupos de civis armados para impedir o avanço de opositores. 

Guaidó, reconhecido por mais de 50 países como o presidente interino legítimo da Venezuela, tenta reativar as mobilizações de rua contra Maduro após viagens pela Europa, Canadá e Estados Unidos, onde buscou maior apoio para conseguir convocar eleições presidenciais em seu país. 

Também nesta terça-feira, dois deputados de oposição foram liberados após passarem algumas horas detidos pelas autoridades em uma das sedes das Forças Especiais, informou a Assembleia Nacional do país. 

Os parlamentares Angel Torres e Zandra Castillo ficaram em liberdade, mas Renzo Prieto continua detido, afirmou Torres ao chegar em um hotel na região leste de Caracas, de onde haviam sido levados pelas autoridades.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Manifestantes carregam bandeiras nacionais durante um protesto contra o governo no centro de Beirute, Líbano, em 20 de outubro de 2019
Internacional

Procuradoria-Geral do Líbano ouve responsáveis pela segurança

O presidente libanês, Michel Aoun, considerou "o pedido de investigação internacional sobre o caso do porto uma perda de tempo" acrescentando que o Poder Judiciário do país deve ser rápido 

Geral

Deslizamento na Mangueira: 22 casas são interditadas

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, as 17 famílias afetadas pela nova interdição retiraram os pertences do local ontem e foram para casas de parentes.

Britain's Prime Minister Boris Johnson to return to work on Monday
Internacional

Premiê britânico diz que escolas precisam reabrir em setembro

“Manter nossas escolas fechadas por mais um momento do que o absolutamente necessário é socialmente intolerável, economicamente insustentável e moralmente indefensável”, afirmou Johnson.

Ministro Arthur Chioro lança a nova campanha de aleitamento materno. Participa da solenidade a madrinha da Semana Mundial de Amamentação (SMAM) de 2014, a atriz Nívea Stelmann, com sua filha (Wilson Dias/Agência Brasil)
Saúde

Especialista fala sobre dificuldades comuns no aleitamento materno

Em entrevista à Agência Brasil, a enfermeira do Banco de Leite Humano da Fiocruz, Maíra Domingues, aborda ainda questões sobre os benefícios da amamentação.

Moradores usam máscaras para se protegerem do novo coronavírus.
Saúde

Norte avança na reabertura; Sul toma medidas mais rígidas 

A Agência Brasil vem acompanhando, quinzenalmente, a execução dos planos que definem a retomada gradual das atividades econômicas dos 26 estados e do DF.

Aplicativo Caixa Tem
Economia

Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em julho

Saque emergencial permite a retirada de até R$ 1.045, considerando a soma dos saldos de todas as contas no FGTS.  Nesta fase, o dinheiro pode ser movimentado apenas por meio do aplicativo Caixa Tem.