Luis Lacalle Pou toma posse como presidente do Uruguai

Em primeiro discurso, presidente reforçou importância do Mercosul

Publicado em 01/03/2020 - 15:31 Por Marieta Cazarré - Repórter da Agência Brasil - Montevidéu

Luis Lacalle Pou, presidente eleito do Uruguai e a vice-presidente Beatriz Argimón fizeram o Compromisso de Honra e a Declaração de Fidelidade na primeira etapa da cerimônia de posse presidencial, no Palácio Legislativo. 

Cerimônia de posse de Luis Lacalle Pou, novo presidente uruguaio
Cerimônia de posse de Luis Lacalle Pou, novo presidente uruguaio - Marieta Cazarré/ Agência Brasil

Na ocasião, Lacalle Pou fez seu primeiro discurso oficial como presidente e deu grande ênfase à questão da segurança, um dos pontos mais importantes e amplamente discutido pela sociedade uruguaia nos últimos anos, após uma escalada da violência. Lacalle Pou afirmou que a partir de amanhã, seu primeiro dia de governo, ampliará o apoio à polícia. “Vamos cuidar de quem nos cuida”, disse o mandatário. 

Na Praça Independência, onde Tabaré Vázquez transmitirá o mandato para Lacalle Pou, se concentram cerca de 3.5 mil uruguaios que vieram prestar seu apoio ao novo presidente. 

Judith Balegas, de 55 anos, empregada municipal, viajou 360 km, desde a cidade de Fray Bentos, para prestar apoio a Lacalle Pou. Ela afirmou à Agência Brasil que veio para homenagear o novo presidente e disse ter muita esperança de mudança. “Acreditamos que o novo presidente trará as mudanças que o país precisa, principalmente em segurança. Está na hora de mudar”.

Cerimônia de posse de Luis Lacalle Pou, novo presidente uruguaio
Judith Balegas, de cor-de-rosa, acompanha a cerimônia de posse de Luis Lacalle Pou, novo presidente uruguaio - Marieta Cazarré/ Agência Brasil

Em seu discurso, Lacalle Pou ressaltou a importância de se fortalecer o Mercosul. “Temos que conseguir flexibilizar o bloco para que cada sócio possa seguir com a realização de acordos bilaterais. Os processos iniciados devem ser terminados” afirmou o presidente, claramente fazendo uma referência ao acordo do Mercosul com a União Europeia. 

Ele disse ainda que, para avançar com os interesses do bloco é necessários que os membros deixem de lado questões ideológicas particulares de cada nação. 

Marina Suárez, funcionária pública uruguaia de 65 anos, também esteve presente na Praça Independência para saudar o novo governo. Ela estava com uma bolsa e uma bandeira do Brasil. Afirmou à Agência Brasil que aspas é nacionalista, apoiadora de Lacalle é fã número um do presidente brasileiro. “Amo o Brasil, tenho um filho brasileiro e quero um Bolsonaro para o meu país”. 

Cerimônia de posse de Luis Lacalle Pou, novo presidente uruguaio
Marina Suárez acompanha a cerimônia de posse de Luis Lacalle Pou, novo presidente uruguaio - Marieta Cazarré/ Agência Brasil

Depois da cerimônia de transferência de cargo entre os presidentes e da posse dos ministros, no final da tarde, por volta das 18h, estão previstos os cumprimentos protocolares dos chefes de delegações estrangeiras ao novo mandatário.

Ouça na Rádio Nacional:

Edição: Aline Leal

Últimas notícias