Quarentena em Bogotá continuará por mais duas semanas

Outras regiões do país, no entanto, já iniciam a reabertura

Publicado em 29/05/2020 - 05:27 Por Julia Symmes Cobb - Repórter da Reuters - Bogotá

A quarentena imposta na capital da Colômbia, Bogotá, por causa da pandemia do novo coronavírus continuará até o dia 15 de junho pelo menos, anunciou o prefeito da cidade nessa quinta-feira (28), enquanto outras partes do país iniciam a reabertura.

Bogotá foi uma das primeiras áreas do país andino a colocar em vigência medidas de lockdown, em março. A capital tem mais de 8 mil dos 24 mil casos de coronavírus no país.

A Colômbia inteira está de quarentena até domingo (31), embora milhares de empresas estejam reabrindo gradualmente com protocolos de segurança e equipes reduzidas.

"Concordamos com o Ministério da Saúde em seguir essas recomendações em Bogotá pelas próximas duas semanas", disse a prefeita da capital, Claudia López, no Twitter.

A cidade, de 8 milhões de habitantes, vai continuar mantendo o isolamento, não levará adiante a reabertura de empresas, intensificará a supervisão em vendas de alimentos por atacado e aumentará os testes para o coronavírus em conjunto com o Instituto Nacional de Saúde.

Mais detalhes serão anunciados em entrevista coletiva neste sábado (30), afirmou López. O ministério e o governo municipal vão reavaliar as medidas após o dia 15 de junho.

Dezenas de áreas de Bogotá com altas taxas de infecção já foram colocadas sob restrições especiais, que previnem que seus moradores façam exercícios físicos na rua, entre outras medidas.

Últimas notícias