Barreira contra enchentes barra maré em Veneza

Foi a primeira vez que a barreira foi testada

Publicado em 03/10/2020 - 18:13 Por Manuel Silvestri - Repórter da Reuters - Veneza

Uma barreira contra inundações, cuja instalação foi adiada por muito tempo, protegeu Veneza da maré alta pela primeira vez neste sábado (3), trazendo alívio e sorrisos para a cidade após anos de repetidas enchentes.

"Hoje está tudo seco. Paramos o mar", disse o prefeito Luigi Brugnaro a repórteres após levantar uma taça para comemorar com alguns dos engenheiros e autoridades responsáveis ​​pelo projeto multibilionário conhecido como Mose.

A rede de 78 barreiras amarelas que guardam a entrada da lagoa veneziana se ergueu do fundo do mar quando a maré, impulsionada por fortes ventos e chuva, começou a subir.

Autoridades municipais previam uma maré de 1,3 metros, bem abaixo da maré devastadora de 1,87 metros que atingiu Veneza em novembro passado.

Prevendo o pior, os trabalhadores construíram passagens elevadas em lugares especialmente vulneráveis, incluindo a frequentemente lotada Praça de São Marcos. No evento, a maré atingiu apenas 70 cm, deixando as praças e caminhos da cidade ilesos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias