Líder do Congresso peruano assume hoje Presidência do país

Desafio é realizar eleições gerais em abril de 2021

Publicado em 10/11/2020 - 11:07 Por Marco Aquino - da agência Reuters - Lima

O chefe do Congresso peruano, Manuel Merino, assumirá a Presidência do país nesta terça-feira (10) com o desafio de realizar as eleições gerais marcadas para abril do ano que vem, após a saída abrupta do agora ex-presidente Martín Vizcarra.

Merino, empresário do setor agrícola e membro do partido Ação Popular, de centro-direita, fará o juramento de posse depois das 12h, no horário de Brasília, para terminar de cumprir o mandato de cinco anos do governo, até julho de 2021.

Vizcarra foi destituído pelo Congresso após alegações de corrupção, no segundo julgamento político contra o ex-presidente em menos de dois meses e antes das eleições presidenciais e parlamentares de 11 de abril.

O Congresso, liderado até agora por Merino, tem sido, nos últimos meses, uma fonte de leis consideradas populistas, como por exemplo, aprovar por duas vezes a retirada parcial de fundos de previdência privada em meio à luta contra a pandemia do coronavírus e uma enorme crise econômica, a pior de um século.

Merino, de 59 anos, pediu tranquilidade ao país na noite de segunda-feira e afirmou que manterá as datas das eleições presidenciais e parlamentares e da transição de governo.

Em nota, o Congresso afirmou que um novo "gabinete de base ampla será constituído com as pessoas mais qualificadas nas forças democráticas do país para resolver os problemas que atualmente oprimem os peruanos".

Últimas notícias