Pequenos computadores revelam como morcegos caçam com eficiência

Trabalho foi publicado na revista Science Advances

Publicado em 10/03/2021 - 16:53 Por Agência Brasil * - Brasília

Pesquisadores de uma equipe internacional publicaram um artigo na revista Science Advances descrevendo como os morcegos caçam usando apenas o som e no escuro completo. Para realizar a pesquisa, eles instalaram pequenos computados com etiquetas de gravação de eco e movimento nos maiores morcegos da Bulgária.

"Estamos tentando entender como os morcegos podem capturar as presas em um escuro completo usando apenas o som, sua voz e seus ouvidos. Fazemos isso ao prender pequenos computadores nas costas deles e isso nos permite gravar os ecos que estão retornando, logo, sua informação sensorial. Assim, podemos comparar isso aos dados sobre o comportamento no mesmo computador”, disse a pesquisadora Laura Stidsholt.

Com os computadores, que pesam 3 gramas, descobriu-se que morcegos são guiados pela ressonância fraca das presas, o que soaria como um sussurro para os humanos

"Neste caso, nós demonstramos que os morcegos realmente limitam o mundo que eles veem enquanto tentam capturar alimento e isso faz deles caçadores muito eficientes, porque eles colocam toda sua atenção na presa", explicou Laura.

*com informações da Reuters

Edição: Fábio Massalli

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias