Policial que disparou contra Daunte Wright é acusada de homicídio

Kim Potter se demitiu da força policial em Minnesota

Publicado em 15/04/2021 - 08:30 Por Nick Pfosi e Gabriella Borter* - Repórteres da Reuters - Minneapolis (EUA)

A policial que baleou e matou um jovem negro durante uma briga, ocorrida após uma abordagem de trânsito de rotina no estado norte-americano de Minnesota, foi presa e formalmente acusada de homicídio culposo nessa quarta-feira (14).

Kim Potter, veterana com 26 anos de serviço que se demitiu da força policial de Brooklyn Center na última terça-feira, foi posta sob custódia e fichada na prisão do condado de Hennepin por matar a tiro o jovem Daunte Wright, de 20 anos, na tarde de domingo, disse o Órgão de Apreensão Criminal de Minnesota em comunicado.

Potter, de 48 anos, estava detida sem direito a fiança, segundo registros da prisão.

Wright foi parado no domingo devido ao registro vencido de um veículo. Policiais descobriram que existia um mandado de prisão contra ele, e Potter sacou a arma de fogo, ao invés da arma de choque, acidentalmente durante uma luta com Wright, que voltou para o carro, disse o chefe policial de Brooklyn Center, Tim Gannon, que também pediu demissão.

No vídeo da polícia, ouve-se Potter gritando um palavrão e, em seguida, "acabei de atirar nele".

Para que ela seja condenada pela lei de Minnesota por homicídio culposo, os procuradores precisam mostrar que Potter foi "culposamente negligente" e que correu um "risco insensato" em suas ações contra Wright. A acusação implica pena máxima de dez anos de prisão e multa de US$ 20 mil. 

* Com reportagens adicionais de Nathan Layne, Brendan O'Brien e Joseph Ax  

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Sede do Ministério da Educação, em Brasília.
Educação

Começa hoje o prazo para pedir isenção de inscrição no Enem 2021

Pedido deve ser feito na Página do Participante até o dia 28. Quem obteve isenção no Enem 2020 e não compareceu à prova deve justificar a ausência também pela internet.