Forças russas ao redor da Ucrânia estão em posições de ataque

Afirmação é de autoridade dos Estados Unidos

Publicado em 23/02/2022 - 19:56 Por Phil Stewart e Idrees Ali - da Agência Reuters - Washington

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, colocou 80% das tropas que ele reuniu em posição de lançar uma invasão em grande escala na Ucrânia, disse hoje (23), em Washington, uma autoridade de defesa dos Estados Unidos. "Ele está tão preparado quanto poderia estar", acrescentou ao falar a repórteres sob condição de anonimato.

As declarações aumentaram a sensação de iminência de um possível ataque militar russo, desafiando qualquer percepção de que Washington esperava que Putin parasse depois de reconhecer a independência de duas regiões rebeldes apoiadas por Moscou nesta semana.

"Eles avançaram em sua preparação a um ponto em que estão literalmente prontos para agir agora, se receberem a ordem", disse a fonte, sem fornecer evidências para apoiar a afirmação.

Posições

Os Estados Unidos avaliam que mais de 150 mil soldados russos estão reunidos em torno da Ucrânia. A autoridade de alto escalão dos EUA afirmou que as tropas russas ocuparam posições preparadas, algumas a menos de cinco quilômetros da fronteira com a Ucrânia.

As forças russas são em grande parte tropas baseadas em terra, incluindo mais de 120 batalhões de grupos táticos. Mas Putin também deslocou mais de duas dúzias de navios de guerra no Mar Negro, incluindo navios de desembarque com fuzileiros navais a bordo, e conta com forças significativas de artilharia e mísseis, segundo a autoridade.

Até o momento, os militares russos reuniram quase 100% das forças que os Estados Unidos previam que mobilizariam para um ataque em larga escala, afirmou a fonte.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.


 

Últimas notícias