ONU: invasão pode levar 5 milhões de ucranianos a fugir

Combustível, dinheiro e suprimentos estão acabando

Publicado em 25/02/2022 - 13:09 Por Stephanie Nebehay - Repórter da Reuters* - Genebra

Combustível, dinheiro e suprimentos médicos estão acabando em partes da Ucrânia após a invasão da Rússia, o que pode levar até 5 milhões de pessoas a fugirem para o exterior, disseram agências de ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (25).

Pelo menos 100 mil pessoas estão desabrigadas na Ucrânia, depois de fugir de suas casas, desde que a Rússia lançou o ataque na quinta-feira (24). Milhares já cruzaram para países vizinhos, incluindo Moldávia, Romênia e Polônia, disse a porta-voz da agência de refugiados da ONU Shabia Mantoo.

"Estamos analisando faixas de 1 milhão a 3 milhões na Polônia, por exemplo. Um cenário de 1 milhão a 5 milhões, incluindo todos os países vizinhos", afirmou Afshan Khan, diretora regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para Europa e Ásia Central, em entrevista em Genebra.

Mísseis atingiram hoje a capital ucraniana, Kiev. Sirenes de ataque aéreo soaram sobre a cidade de 3 milhões de pessoas, onde algumas estavam abrigadas em estações de metrô subterrâneas.

"Enquanto falamos, houve grandes ataques em Kiev que criaram medo e pânico entre a população, com famílias realmente assustadas, movendo-se ao lado de seus filhos em metrôs e abrigos. Este é claramente um momento aterrorizante para crianças em todo o país", declarou Khan.

O Unicef se concentra na assistência em dinheiro às famílias, acrescentou. 

A porta-voz do escritório de Direitos Humanos da ONU, Ravina Shamdasani, contou que há relatos de pelo menos 127 vítimas civis na Ucrânia - 25 mortos e 102 feridos - "causados ​​por bombardeios e ataques aéreos". Segundo ela, esta é provavelmente uma estimativa subestimada.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias