Conselho de Segurança da ONU expressa preocupação com a Ucrânia
![Reuters/Brendan McDermid/Direitos reservados Representante russo no Conselho de Segurança da ONU, Vassily Nebenzia](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_reuters.jpg?itok=1pP189Lc)
O Conselho de Segurança da ONU, incluindo a Rússia, expressou nesta sexta-feira (6) “profunda preocupação com a manutenção da paz e da segurança na Ucrânia” e apoio aos esforços do secretário-geral da ONU, António Guterres, de encontrar uma solução pacífica, no primeiro comunicado do órgão desde a invasão iniciada por Moscou.
Os comunicados do Conselho de Segurança são acordados por consenso. O breve texto adotado nesta sexta-feira foi escrito por Noruega e México.
“O Conselho de Segurança expressa profunda preocupação com a manutenção da paz e da segurança na Ucrânia”, diz. “O Conselho de Segurança lembra que todos os Estados-Membros assumiram, sob a Carta das Nações Unidas, a obrigação de resolver suas disputas internacionais por meios pacíficos”.
“O Conselho de Segurança expressa forte apoio às tentativas do secretário-geral de buscar uma solução pacífica”, afirma o comunicado, que também pede que o líder da ONU, António Guterres, informe o conselho novamente “no momento devido”.
Guterres aprovou o apoio do conselho nesta sexta-feira, dizendo que “não pouparia esforços para salvar vidas, reduzir o sofrimento e encontrar um caminho para a paz”.
Guterres se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou, e com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em Kiev, na semana passada.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
![Tiago Caldas/EC Bahia/Direitos Reservados bahia, vitória, campeonato baiano](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)