Guterres: Coreia do Norte deve responder por crimes contra humanidade
![REUTERS/Lisa Leutner/Proibida reprodução United Nations Secretary-General Antonio Guterres speaks during a news conference with Austrian Chancellor Karl Nehammer (not seen) and Foreign Minister Alexander Schallenberg (not seen) in Vienna, Austria May 11, 2022. REUTERS/Lisa Leutner](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![RTP - Rádio e Televisão de Portugal](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_rtp.jpg?itok=HEH6qO8e)
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu que o Conselho de Segurança considere a possibilidade de pedir ao Tribunal Penal Internacional (TPI) que julgue possíveis crimes contra a humanidade cometidos na Coreia do Norte.
Relatório enviado para a Assembleia Geral da ONU afirma não ter havido progressos na responsabilização pelas violações dos direitos humanos no país e cita dados anteriores que podem constituir esses tipos de crime.
Guterres afirmou, nessa quinta-feira (1º), que "continua a ser imperativo para a comunidade internacional responder à situação dos direitos humanos" no país, incluindo o apoio à responsabilização "caso se verifique que foram cometidos crimes contra a humanidade, a fim de evitar a impunidade".
"Isso pressupõe que o Conselho de Segurança atue por sua iniciativa, ou por recomendação da Assembleia Geral, para que se considere o encaminhamento da situação ao Tribunal Penal Internacional", afirmou o líder da ONU.
O TPI foi criado para buscar a responsabilização pelas piores atrocidades do mundo: crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio.
É proibida a reprodução deste conteúdo.
![Wallisson Breno / PR 24.01.2025 - Ministros falam após reunião com presidente Lula sobre alimentos, no Palácio do Planalto. Brasília - DF.
Foto: Wallisson Breno / PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)