Nova onda de gripe aviária atinge região da França

Doença devastou espécies de aves marinhas, alarmando conservacionistas

Publicado em 07/09/2022 - 13:26 Por Stephane Mahe e Sybille de La Hamaide - Repórteres da Reuters - Ilha de Rouzic (França)

Uma onda fora de época de gripe aviária na ilha de Rouzic, na costa atlântica francesa, neste verão devastou milhares de aves marinhas, entre elas o ganso-patola, alarmando conservacionistas e avicultores.

As mortes ocorreram em torno da costa oeste da França nas últimas semanas. A infecção viral, que geralmente ocorre durante os meses de outono e inverno no Hemisfério Norte, levanta temores de que possa ter se tornado um risco por todo um ano e endêmico para a vida selvagem francesa. 

 A doença é considerada um perigo para a indústria avícola da França, a segunda maior da União Europeia, que foi forçada a abater mais de 19 milhões de aves entre novembro e maio por causa da influenza aviária, como é formalmente chamada a gripe aviária. 

"A gripe aviária está atingindo as aves marinhas na primavera e no verão, o que é totalmente novo. Tradicionalmente, a gripe aviária atinge principalmente as aves aquáticas durante o inverno", disse Pascal Provost, diretor da reserva de aves do arquipélago de Sept-Iles, que inclui a ilha de Rouzic. 

Desde o fim de julho, sete novos surtos de gripe aviária foram confirmados em fazendas francesas, segundo o Ministério da Agricultura. 

"A situação é excepcional - nunca encontrada na França antes - devido à sua escala e ao período em que os casos estão sendo detectados", disse o ministério em seu site, alertando sobre o risco de contaminação das granjas. 

A gripe aviária é geralmente transmitida por fezes de aves selvagens migratórias infectadas ou pelo contato direto com alimentos, roupas e equipamentos contaminados. 

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias