China critica declaração conjunta do G7 que tratou do país asiático
![Ricardo Stuckert 20.05.2023 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Fotografia oficial dos chefes de delegação dos países membros e dos países convidados do G7.
Hiroshima, Japão.
Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_reuters.jpg?itok=1pP189Lc)
A China se opôs firmemente à declaração conjunta do G7, emitida de Hiroshima, no Japão, e reclamou ao organizador da cúpula, o Japão, disse o Ministério das Relações Exteriores da China no sábado.
O ministério disse que o G7, desconsiderando as preocupações da China, a atacou e interferiu em seus assuntos internos, incluindo Taiwan, disse o ministério em comunicado.
A embaixada da China no Japão também se pronunciou, afirmando que a cúpula do G7 instigou o que chamou de política de bloco e instou o grupo a parar de criar confrontos e divisão.
Os líderes das principais democracias do mundo que estão reunidos na cidade japonesa de Hiroshima disseram mais cedo em comunicado que estão preparados para construir relações “construtivas e estáveis” com Pequim, ao mesmo tempo em que tentam reduzir a dependência do comércio com a segunda maior economia do mundo.
O comunicado também reafirmou a importância indispensável de paz e estabilidade em Taiwan para a segurança e a prosperidade da comunidade internacional.
* É proibida a reprodução deste conteúdo.
![Rafael Bello/COB Rio de Janeiro (RJ), 02/12/2024 - Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e Rodrigo Neves prefeito eleito de Niterói, entregam documento que formaliza o interesse das duas cidades em organizarem de forma conjunta os Jogos Pan-americanos de 2031, realizado no Centro de Treinamento do COB. Foto: Rafael Bello/COB](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/CBHb Brasil vence Suécia por 27 x 24 e avança, pela primeira vez na história, às quartas de final do Campeonato Mundial de Handebol Masculino, em 24/01/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 24/08/2023 – Cariocas e turistas vão à praia do Flamengo, na zona sul da capital fluminense em dia de forte calor na cidade. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)