Incêndio em ilha grega força saída de centenas de pessoas de praias

Guarda Costeira e embarcações privadas participaram da operação

Publicado em 22/07/2023 - 18:35 Por Angeliki Koutantou - Repórter da Reuters* - Atenas (Grécia)

A ilha grega de Rodes registrou neste sábado (22) um incêndio florestal fora de controle, que causou a retirada de centenas de pessoas das vizinhanças e praias afetadas, disseram autoridades.

Embarcações da Guarda Costeira e mais de 20 outras privadas participaram da operação para retirar cerca de mil pessoas das praias próximas às regiões de Kiotari e Lardos, no sudeste da ilha.

Bombeiros, com a ajuda de aviões-tanque e reforços da Eslováquia, tiveram dificuldade para impedir a disseminação de novos focos de incêndio. As chamas duram dias e estão sendo alimentadas pelos fortes ventos da região.

O fogo consumiu extensas áreas de floresta desde o seu início, na terça-feira (18), ocorrido em uma região montanhosa da ilha. Três hotéis no vilarejo praiano de Kiotari foram afetados neste sábado, segundo a Agência Athens News.

Autoridades de Defesa Civil alertaram sobre o alto risco de incêndios em Rodes e outras regiões da Grécia no domingo passado, com temperaturas passando dos 45 graus Celsius, em meio a uma onda de calor na região.

Os incêndios florestais são comuns na Grécia, mas os ventos secos e quentes alimentaram essa tendência nos últimos anos. Meteorologistas alertam que a onda de calor deve durar pelo menos até o fim do mês.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias