China defende rápida expansão do Brics
![Xinhua/Huang Jingwen Xi Jinping e Cyril Ramaphosa em encontro na 15ª Cúpula do Brics, em Joanesurgo, na África do Sul.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Agência Xinhua](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_xinhua.jpg?itok=ct0itSg_)
O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta quarta-feira (23) a rápida expansão do Brics e esforços para promover uma governança global mais justa e razoável. Ele deu as declarações ao discursar na 15ª Cúpula do Brics, realizada em Joanesburgo, na África do Sul.
A definição sobre os critérios para uma eventual ampliação do Brics, hoje formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, está na pauta da cúpula. Mais de 20 países já manifestaram formalmente interesse em integrar o Brics, como Irã, Arábia Saudita e Argentina.
Nesta terça-feira (22), Xi Jinping disse que espera trabalhar com outros líderes do Brics para discutir planos de solidariedade e desenvolvimento do bloco na nova era, se esforçar por uma cúpula frutífera nesta edição e lutar por uma governança global mais justa e equitativa.
O presidente Xi Jinping teve um encontro com o seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, depois de ter chegado na segunda-feira (21) à África do Sul.
Ramaphosa disse que os países do Sul Global, incluindo a África do Sul, esperam fortalecer a solidariedade e a cooperação com a China para juntos enfrentarem melhor os desafios e promoverem o estabelecimento de uma ordem internacional mais equitativa, justa e racional.
* Com informações da Agência Xinhua
![Projeto Mangues da Amazônia/Divulgação Brasília (DF) 28/01/2025 - Educação Ambiental aproxima estudantes do maior manguezal do planeta.
Foto: Projeto Mangues da Amazônia/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação MPT trabalho escravo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)