Egito: negociações para prorrogar trégua em Gaza estão perto de acordo

Pausa no conflito, que termina hoje, pode ter mais dois dias

Publicado em 27/11/2023 - 12:54 Por *Com informações da Reuters e da RTP - Rádio e Televisão de Portugal - Brasília

O Egito e o Catar estão perto de chegar a um acordo para estender a trégua de Israel em Gaza por dois dias, disse Diaa Rashwan, chefe do Serviço de Informações do Estado (SIS) do Egito, nesta segunda-feira (27).

A prorrogação de dois dias incluiria a libertação de 20 reféns israelenses e 60 detidos palestinos, acrescentou.

Com a libertação de 11 reféns israelenses prevista para hoje, as negociações continuam em andamento para a libertação de 33 palestinos, informou Rashwan.

Agência para Refugiados

A agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) informou que seus comboios de ajuda entregaram alimentos, tendas, material médico urgente e água potável a áreas do norte da Faixa de Gaza.

As Nações Unidas intensificaram a entrega de ajuda humanitária a Gaza nos últimos quatro dias, durante a trégua, e enviaram ajuda a áreas do norte do enclave costeiro, que que ficaram isoladas durante semanas.

Militar israelense

Uma militar israelense, libertada do cativeiro do movimento islâmico Hamas no fim de outubro, saudou hoje a libertação de reféns, nos primeiros comentários públicos desde a operação que a libertou.

Ori Megidish, de 19 anos, estava de guarda na fronteira ultramilitarizada entre Israel e a Faixa de Gaza quando foi capturada por combatentes do Hamas, em 7 de outubro. O Exército israelense confirmou o seu resgate três semanas mais tarde, mas não deu qualquer informação sobre o cativeiro ou a operação para libertá-la.

Num vídeo filmado em casa e publicado em sua conta na rede social Tiktok, Ori Megidish disse que estava bem e "feliz por ver as imagens comoventes de reféns reunidos com suas famílias".

"Espero que todas as famílias que ainda estão à espera se reúnam e possam alegrar-se como eu", afirmou.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

 

 

Últimas notícias