Tempestade Isha deixa milhares de britânicos sem energia

Há risco de interrupção dos transportes devido ao mau tempo

Publicado em 22/01/2024 - 08:46 Por Lusa* - Londres

A tempestade Isha, que desde ontem mantém áreas de todo o Reino Unido em alerta com ventos até 145 quilômetros por hora, deixou milhares de pessoas sem eletricidade e afetou a rede de transportes em todo o país.

O serviço meteorológico britânico (Met) emitiu aviso "amarelo", indicando risco de interrupção dos transportes devido ao mau tempo.

A empresa de manutenção da rede elétrica na Irlanda, a ESB Networks, registrou hoje mais de 170 mil casas sem energia, enquanto a operadora Electricity North West disse que quase 8 mil casas ficaram sem eletricidade.

As redes de eletricidade na Irlanda do Norte também tiveram de contratar centenas de funcionários, depois de cerca de 45 mil clientes terem chamado por falta de energia.

A tempestade também levou ao fechamento de inúmeras estradas no país, enquanto a rede ferroviária Network Rail impôs restrições de velocidade na maioria das suas rotas por razões de segurança, devido ao risco de queda de árvores ou estruturas.

A Scottish Railways disse que nenhum comboio vai circular até que todas as linhas sejam inspecionadas e os danos nos cabos da rede em pelo menos 20 locais sejam reparados.

Na Inglaterra, a empresa East Midlands Railway alertou "atrasos e perturbações" previstos para hoje, e na aviação vários voos foram cancelados ou desviados

"Devido às condições adversas em todo o Reino Unido, foram implementadas restrições temporárias ao tráfego aéreo. Elas são aplicadas apenas para manter a segurança", disse um porta-voz dos Serviços Nacionais de Tráfego Aéreo à imprensa local.

O Met indicou que "todos" no Reino Unido foram afetados pela tempestade, com 28 alertas de cheias na Inglaterra e 50 na Escócia, prevendo-se uma melhoria, embora o vento e os aguaceiros continuem ao longo do dia.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias