logo Agência Brasil
Internacional

Vulcão Etna entra em atividade e fecha aeroporto na Sicília

Coluna de fumaça chegou a 9.500 quilômetros acima do nível do mar
Lusa*
Publicado em 15/08/2024 - 09:48
Lisboa
An eruption from Mount Etna lights up the sky during the night, seen from the small village of Fornazzo, under the volcano, Italy, January 18, 2021. Picture taken January 18, 2021. REUTERS/Antonio Parrinello
© REUTERS/Antonio Parrinello/Proibida reprodução
Lusa

O vulcão Etna, na ilha italiana da Sicília, considerado o mais ativo na Europa, entrou novamente em erupção, obrigando o fechamento do aeroporto de Catânia nesta quinta-feira (15).

A atividade vulcânica começou a ser sentida ontem, tendo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia indicado que a atividade evoluiu para a saída de lava, que cessou durante a madrugada de hoje, adiantou a Europa Press.

A coluna de fumaça e cinzas chegou a 9.500 quilômetros acima do nível do mar, de acordo com o instituto, que confirmou a queda de material piroclástico (matéria vulcânica solidificada) em várias localidades.

O aeroporto de Catânia foi obrigado a reduzir as atividades na quarta-feira e hoje confirmou que a pista está interditada devido à queda de cinzas, suspendendo voos até as 18h locais.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.