Monstruoso furacão Milton mira a costa do Golfo da Flórida
![Reuters/CIRA/NOAA/Proibida reprodução A satellite image shows Hurricane Milton progressing before its expected landfall in Florida, in the Gulf of Mexico October 8, 2024. CIRA/NOAA/Handout via REUTERS THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_reuters.jpg?itok=1pP189Lc)
O furacão Milton deve crescer nesta terça-feira (8), enquanto passa pela Península de Yucatán, no México, a caminho da Costa do Golfo da Flórida, onde mais de 1 milhão de pessoas receberam ordem de retirada antes da chegada da monstruosa tempestade.
A costa oeste densamente povoada da Flórida, que ainda se recupera do devastador furacão Helene há menos de duas semanas, preparou-se para a chegada na área da Baía de Tampa na próxima quarta-feira.
Se o furacão subir diretamente pela baía, será a primeira vez que isso acontece desde 1921, quando a área de Tampa-São Petersburgo-Clearwater, hoje em expansão, era um relativo remanso.
"Milton tem o potencial de ser um dos furacões mais destrutivos já registrados na região centro-oeste da Flórida", disse o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA.
O Centro projetou ondas de tempestade de 3 a 4,5 metros ao longo de um trecho do litoral ao norte e ao sul da Baía de Tampa, criando a probabilidade de que a água do mar possa inundar áreas baixas. As previsões de chuvas de 127 a 254 milímetros ou mais ameaçam inundações repentinas mais para o interior.
Alguns dos 3 milhões de habitantes da região correram para se livrar dos montes de detritos deixados pelo Helene antes de atender às ordens de retirada.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse nesta terça-feira que o estado ativará 8 mil membros da Guarda Nacional e que está posicionando caminhões de suprimentos e equipamentos perto da área onde se espera que a tempestade atinja a costa.
"Agora é a hora de executar seu plano... mas esse tempo está se esgotando", disse, durante uma entrevista coletiva, pedindo aos moradores que prestem atenção aos avisos dos meteorologistas e às ordens locais de retirada.
O operador de balsa Ken Wood, 58 anos, passou a manhã de terça-feira correndo para arrumar seu caminhão na cidade de Dunedin, no Golfo, cerca de 39 km a oeste de Tampa, para evitar o impacto da tempestade com Andy, seu gato de 16 anos.
"Eu e Andy estamos indo para o norte desta vez e vamos fugir dessa coisa", disse.
Há duas semanas, Wood desafiou as ordens de retirada e se escondeu em sua casa durante o Helene. Wood descreveu essa como uma das experiências mais angustiantes de sua vida porque a casa foi atingida pela tempestade.
"Não cometeremos o mesmo erro novamente. Não vamos ficar aqui."
O condado de Pinellas, que inclui São Petersburgo, ordenou a retirada de mais de 500 mil pessoas. O Condado de Lee disse que 416 mil pessoas vivem em suas zonas de retirada obrigatória. Pelo menos seis outros condados costeiros ordenaram retiradas, incluindo o de Hillsborough, que abriga a cidade de Tampa.
*É proibida reprodução deste conteúdo
![A shrimp boat is pushed inland after Hurricane Helene passed through the Florida panhandle, severely impacting the community of Keaton Beach, Florida, U.S., September 29, 2024. Reuters/Octavio Jones/Proibida reprodução](https://imagens.ebc.com.br/kKS6ZS8cLIA_OlYYX28s_iHNT-0=/390x240/smart/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/2024/09/30/2024-09-30t010304z_1406573757_rc2gaaahy1nu_rtrmadp_3_storm-helene.jpg?itok=3agHE8vV)
![REUTERS/David Swanson/Proibida reprodução FILE PHOTO: Elon Musk, CEO of SpaceX and Tesla and owner of X looks on during the Milken Conference 2024 Global Conference Sessions at the Beverly Hilton in Beverly Hills, California, U.S., May 6, 2024. REUTERS/David Swanson//File Photo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PMCE/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Torcedores Fortaleza e são detidos após brigas.
Foto: PMCE/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Farmácias continuam funcionando em São Paulo no período de quarentena](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)