logo Agência Brasil
Internacional

ONU prepara bases para aumentar auxílio em Gaza em caso de cessar-fogo

Negociadores no Catar acertam detalhes do acordo entre Israel e Hamas
Michelle Nichols - repórter da Reuters
Publicado em 14/01/2025 - 21:30
Nações Unidas
Egyptian volunteers gather and celebrate with a Palestinian flag next to trucks carrying humanitarian aid from Egyptian NGOs driving through the Rafah crossing from the Egyptian side, amid the ongoing conflict between Israel and the Palestinian Islamist group Hamas, in Rafah, Egypt October 21, 2023. REUTERS/Stringer      TPX IMAGES OF THE DAY
© Reuters
Reuters

A ONU afirmou nesta terça-feira que está se preparando para expandir a assistência humanitária à Faixa de Gaza sob um possível acordo de cessar-fogo, mas incertezas em torno do acesso à fronteira e da segurança no enclave continuam sendo obstáculos.

Negociadores no Catar estão definindo os detalhes finais de um cessar-fogo entre Israel e os militantes palestinos do Hamas em Gaza. Mediadores e os lados em conflito descreveram que um acordo está mais próximo do que nunca. Uma trégua incluiria um aumento significativo de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

A coordenadora humanitária e de reconstrução da ONU para Gaza, Sigrid Kaag, reuniu-se com ministros israelenses e palestinos nos últimos dias. Nesta terça-feira, ela conversou com o ministro das Relações Exteriores do Egito sobre o envolvimento da ONU em um cessar-fogo, disse o porta-voz da organização, Stéphane Dujarric.

"O sistema da ONU como um todo está em intenso planejamento e preparação para quando um cessar-fogo entrar em ação e sobre como podemos aumentar a ajuda", disse Dujarric.

Entre as incógnitas estão as passagens de fronteira que seriam abertas em Gaza sob uma trégua e a segurança do enclave para a distribuição de auxílio, porque muitos carregamentos foram alvo de gangues armadas e saqueadores durante o conflito.

"Obviamente, as coisas continuarão a ser um desafio, porque não temos respostas para todas essas perguntas", disse Dujarric.

A ONU tem se queixado dos obstáculos ao auxílio em Gaza durante a guerra de 15 meses. A organização diz que Israel e a ilegalidade no enclave têm impedido a entrada e a distribuição de ajuda na zona de guerra.

* É proibida a reprodução deste conteúdo