Pesquisadores discutem como agregar valor à produção mineral

Publicado em 01/04/2016 - 07:32 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Agregar valor à produção mineral e promover seu uso de forma mais racional. Esse é objetivo da Sociedade Brasileira de Argilas Aplicadas, fórum que foi lançado durante o 2º Simpósio sobre Argilas Aplicadas, que se realiza até esta sexta (1º), no Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Um dos produtos que os especialistas pretendem dar prioridade são os argilominerais,um grupo especial que pode ser usado em várias áreas. As aplicações desses materiais podem se dar na área de polímeros, fármacos, borracha, indústria de papel, tintas, entre outras. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de argilominerais.

“O nosso objetivo, como Cetem, é agregar pesquisadores de diferentes áreas, como geólogos, engenheiros de materiais, engenheiros químicos, farmacêuticos, visando valorizar a produção dos argilominerais brasileiros”, disse o geólogo Luiz Carlos Bertolino, coordenador do simpósio.

Entre os pesquisadores reunidos no simpósio, com o objetivo de agregar conhecimento a esta cadeia produtiva, estão os de universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do Rio Grande do Norte (UFRN), do Amazonas (UFAM), do Maranhão (UFMA), de Campina Grande (UFCG), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Empresários do setor também integram o evento.

Segundo Luiz Carlos Bertolino, o caulim é dos argilominerais que vêm ganhando destaque no cenário nacional. O Brasil é o terceiro maior exportador do mundo de caulim. O caulim é produzido no Pará, no Amapá e também por garimpeiros na região de Borborema (PB), na divisa com o Rio Grande do Norte.

A principal consumidora de caulim é a indústria de papel, pois dá acabamento, textura e homogeneidade ao produto. O mineral é também muito usado pela indústria da borracha, como carga na indústria de tintas e também como remédio, além de catalizador no refino de petróleo. “Tem que destacar esses usos múltiplos e a capacidade de mudança, de tratamento, desses bens minerais”, ressaltou o geólogo.

Outro produto com produção expressiva são as bentonitas, muito usada na perfuração de poços de petróleo e na pelotização de minério de ferro.

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias