Levy Fidelix faz visita ao monotrilho em São Paulo

Publicado em 31/08/2014 - 15:12 Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

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O candidato à Presidência da República pelo PRTB, Levy Fidelix, visitou hoje (31) o monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô, aberto ao público ontem em caráter experimental. Ele pegou o trem na Estação Oratório e seguiu para a Vila Prudente, único percurso que está funcionando. Fidelix cumprimentou eleitores e destacou que o monotrilho equivale à sua proposta do aerotrem. “É um sonho realizado. Se, no início, fomos ridicularizados, vemos agora que eu não era apenas uma pessoa que sonhava, mas sim que imaginava o futuro antecipadamente”, declarou à Agência Brasil.

Segundo o candidato, a diferença entre monotrilho e aerotrem é apenas a nomenclatura adotada. “É a mesma coisa. Monotrilho tem a ver com a palavra inglesa monorail. É importada. Eu sempre conheci por este nome, mas eu abrasileirei a palavra”, explicou. A proposta dele é que todas as grandes cidades utilizem essa tecnologia de transporte. “Eles são rápidos de construir e são muito mais baratos. Basicamente, um terço do metrô convencional. Além disso, tem a facilidade de não precisar desapropriar, porque você coloca no canteiro central das largas avenidas”, declarou.

No âmbito da mobilidade, além do aerotrem, Fidelix defendeu a construção de um trem de alta velocidade para interligação do Rio de Janeiro e São Paulo. “É uma forma de baratear as passagens. Não vamos ficar dependentes da ponte aérea que hoje é muito cara e torna-se inviável em dias de chuva, de eventos. Qualquer que seja o governo que venha a assumir, deve retomar imediatamente essa proposta”, disse. Em seguida, avaliou que é necessário interligar nos mesmos moldes Belo Horizonte e Curitiba e, na sequência, a capital federal e o Nordeste brasileiro.

Os usuários do Metrô que desejarem conhecer o monotrilho podem fazer o percurso de 2,9 quilômetros entre as estações Oratório e Vila Prudente aos sábados e domingos das 10h às 15h. As viagens ocorrem com intervalos regulares, somente quando há um número mínimo de passageiros interessados em conhecer o sistema.

Edição: Denise Griesinger

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