logo Agência Brasil
Política

Ao menos 12 chefes de Estado e de Governo estarão na posse de Dilma

Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 01/01/2015 - 10:15
Brasília
Preparativos para a posse da presidenta Dilma Rousseff  ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

 Estrurura montada na Praça dos Três Poderes para a posse da presidenta Dilma Rousseff (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Representantes de pelo menos 136 Estados e 14 organizações internacionais prestigiarão a posse de Dilma Marcelo Camargo/Agência Brasil

Representantes de pelo menos 136 Estados e 14 organizações internacionais prestigiarão hoje (1º) a posse da presidenta Dilma Rousseff. Além de ministros, enviados especiais, embaixadores de vários países, pelo menos 12 chefes de Estado ou de Governo estarão em Brasília representando seus países e outras 14 nações estão com seus vice-chefes.

Os chefes de Estado ou de Governo confirmados são os presidentes do Uruguai, José Mujica; do Chile, Michelle Bachelet; da Venezuela, Nicolás Maduro; do Paraguai, Horacio Cartes; da Guiné-Bissau, José Mario Vaz; da Costa Rica, Luis Guilkermo Rivera; de Gana, John Dramani Mahana; da Bolívia, Evo Morales; da Guiné Equatorial, Vicente Tomi; os primeiros-ministros da Suécia, Stefan Löfven, e de Curaçao, Ivar Asjes e o Chefe de Governo do Marrocos, Abdelilah Benkirane. Além de Mujica, o presidente eleito do Uruguai, Tabaré Vasquez, também representará a República Oriental do Uruguai na cerimônia.

Entre os vice-chefes de Estado e de Governo estarão os vice-presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden; da China, Li Yuanchao; do Conselho da Assembleia Federal da Rússia, Alexander Torshin; da Argentina, Amado Boudou; dos Conselhos de Estado e de Ministros de Cuba, José Ramon Ventura; de Angola, Manuel Domingos Vicente; da Colômbia, Germán Vargas Lheras e o vice-primeiro ministro de Portugal, Paulo Portas.

Além dos países representados, importantes organizações internacionais também enviaram representantes. Entre os mais destacados estão os diretores-gerais da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo; da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, primeira mulher eleita para o posto, e o da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano.