CPI da Petrobras contrata Kroll para rastrear dinheiro enviado ao exterior

Publicado em 27/03/2015 - 10:26 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 27/03/2015 - 12:43

Ex-diretor da Petrobras Renato Duque presta depoimento em CPI na Câmara dos Deputados (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

CPI da Petrobras terá ajuda da empresa Kroll para rastrear recursos desviados da estatal para o exteriorMarcelo Camargo/Agência Brasil

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, da Câmara dos Deputados, fechou contrato com a empresa Kroll, sediada nos Estados Unidos, para investigar e identificar recursos desviados da empresa para contas no exterior.

A informação é da secretaria da CPI e foi confirmada, na noite de ontem (26), pelo presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), que havia anunciado a intenção de contratar a empresa no dia 5 de março. O contrato foi feito sem licitação, sob a justificativa do critério de “inexigibilidade”, por se tratar de serviço específico.

A expectativa é que a empresa descubra e ajude a repatriar os valores desviados da Petrobras pelos ex-funcionários e pessoas envolvidas no esquema de corrupção e pagamento de propina investigado pela Operação Lava Jato.

A Kroll é conhecida por sua atuação na CPI do caso PC Farias, em 1992, que levou à renúncia do então presidente e hoje senador Fernando Collor (PTB-AL).

Matéria atualizada às 12h43 do dia 27/03/2015 para correção de informação. Diferentemente do que foi publicado, a sede da empresa Kroll fica nos Estados Unidos

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.