Servidores devem lutar por melhoria de serviços, diz diretor da OIT
O diretor adjunto do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Stanley Gacek, afirmou hoje (28) que os funcionários públicos devem lutar pela melhoria dos serviços nas áreas em que trabalham. Na opinião de Gacek, o aperfeiçoamento dos serviços deve ser um complemento às reivindicações trabalhistas.
“Quando o sindicalismo público tentar a negociação das suas demandas e melhorias nas condições de trabalho, pode também pautar ideias de melhorias na qualidade dos serviços públicos”, destacou, ao participar de debate promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados.
Ao incluir a defesa dos serviços entre as demandas, os trabalhadores teriam, segundo Gacek, maior apoio da sociedade. Ele disse acreditar que isso mudaria “o senso comum de que o sindicalismo público está pensando apenas nos próprios interesse corporativos”.
Gacek lembrou a necessidade de regulamentação do direito de greve no serviço público. Apesar de previsto na Constituição Federal de 1988, o tema deve ser tratado em uma lei específica. O assunto está parado no Congresso.