Pizzolato será extraditado para o Brasil semana que vem, confirma PGR
![Antonio Cruz/Agência Brasil Henrique Pizzolato](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, será extraditado para o Brasil na quarta-feira (7).
Pizzolato foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 12 anos e sete meses de prisão por lavagem de dinheiro e peculato, mas, por ter dupla cidadania, fugiu para a Itália em setembro de 2013, antes do fim do julgamento.
Henrique Pizzolato foi preso em fevereiro do ano passado em Maranello.
![Henrique Pizzolato](/sites/default/files/atoms/image/henrique_pizzolato.jpg)
Pizzolato fugiu para a Itália em setembro de 2013, antes do fim do julgamento da Ação Penal 470
De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o governo italiano informou ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) que autorizou a Polícia Federal a fazer translado do ex-diretor de Roma para Brasília. Pizzolato cumprirá pena na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal.
A extradição foi formalmente autorizada dia 22 de setembro pelo Conselho de Estado da Itália, após várias decisões da Justiça italiana a favor e contra a extradição. A principal questão analisada pelos juízes foi a condição dos presídios brasileiros.
Segundo os juízes que analisaram o caso, existem no Brasil todas as condições para garantir a segurança de Pizzolato em um presídio.
O argumento da falta de respeito aos direitos humanos nas prisões brasileiras foi usado pela defesa para pedir que Pizzolato continuasse na Itália.
![Reuters/Nathan Howard/Proibida reprodução EUA 14/07/2024 Presidente norte-americano, Joe Biden
14/07/2024
Reuters/Nathan Howard/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Syrian Arab News Agency SANA 01/11/2024 - Photos of Russian aerospace forces carrying out strikes with the Syrian Air Force on the headquarters and back lines of terrorists, northern Syria
https://sana.sy/en/
Foto: Syrian Arab News Agency SANA](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 23/11/2024 Mulheres negras do Centro-Oeste promovem concontro para organizar a Marcha das Mulheres Negras por Repação e Bem Viver (MMN2025), prevista para acontecer em 2025 Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)