Bolsonaro diz que aguarda que Congresso altere reforma da Previdência

Segundo ele, conta com o patriotismo do Parlamento

Publicado em 26/02/2019 - 20:32 Por Marcelo Brandão* - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (26) que aguarda que o Congresso faça as “correções necessárias” na proposta de reforma da Previdência encaminhada pelo governo federal. Segundo ele, conta com o patriotismo dos deputados federais e senadores para aprovar as mudanças sugeridas. A afirmação ocorreu após a cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, em Foz do Iguaçu (PR).

“Não tenho a menor dúvida que o Parlamento fará as correções. Afinal de contas, nós não somos perfeitos. Essa proposta tem que ser aperfeiçoada. Nós contamos com o patriotismo e com o entendimento do Parlamento para que possamos de fato [fazer] a reforma da Previdência porque, caso contrário, economicamente o Brasil é um país fadado ao insucesso.”

Ontem (25) o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), indicou que aspectos, como mudanças nas regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da aposentadoria rural, devem ser alvo de discussões.

Paraguai

Na fronteira do Brasil com o Paraguai, Bolsonaro se reuniu com o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez. De acordo com o presidente brasileiro, o encontro foi “um aquecimento para março”, quando o paraguaio virá ao Brasil. A visita de Benítez está marcada para o dia 12.

O presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez, durante encontro com o presidente Jair Bolsonaro.
O presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez, durante encontro com o presidente Jair Bolsonaro. - Alan Santos/PR

Bolsonaro e Abdo devem tratar sobre a construção de duas novas pontes ligando os dois países. A construção das pontes, uma ligando Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Puerto Presidente Franco, e outra ligando a cidade sul mato-grossense de Porto Murtinho a Carmelo Peralta, já vinham sendo discutidas entre o então presidente Michel Temer e Benítez no ano passado.

O brasileiro destacou ainda a cooperação entre os dois países no combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro. “Essa reunião será aprofundada em março próximo. Foi mais um bate-papo amigável, o Mario Abdo inspira confiança desde o primeiro momento que o vi. E tenho certeza que aprofundaremos nossa parceria para o bem dos nossos povos.”

Na cerimônia de posse de Itaipu-Binacional, o general Joaquim Silva e Luna ressaltou que pretende trabalhar diretamente com o diretor paraguaio José Alberto Alderete.

Novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, General Joaquim Silva e Luna, discursa durante cerimônia de posse.
Novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, discursa durante cerimônia de posse. - Alan Santos/PR

*Com informações da Ipparaguay, agência pública de notícias do Paraguai.


 

Edição: Renata Giraldi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Teste rápido de COVID-19
Internacional

Coreia do Norte: 1º caso suspeito de covid-19 teve teste inconclusivo

Se confirmado, o caso seria o primeiro oficialmente reconhecido por autoridades norte-coreanas, embora a mídia reafirme que nenhuma infecção foi relatada no país até agora.

Incêndios florestais no DF
Geral

Defesa Civil reconhece situação de emergência em municípios de MS

A medida consta da Portaria nº 2.127, de 5 de agosto de 2020, da  Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, e atingem os municípios de Corumbá e Ladário.

Times Square, permanece relativamente tranquilas devido ao surto contínuo da doença por coronavírus (COVID-19) no bairro de Manhattan em Nova York
Internacional

Nova York reforça fiscalização de quarentena

O prefeito Bill de Blasio disse, em entrevista, que, em certas circunstâncias, as multas por não observar a ordem de quarentena podem chegar a US$ 10 mil. 

Médicos fazem treinamento no hospital de campanha para tratamento de covid-19 do Complexo Esportivo do Ibirapuera.
Saúde

Senai ensina indústrias a produzirem EPI contra novo coronavírus

Maioria das empresas selecionadas, 189 das 350, deve produzir máscaras de uso comum, e 33 ofertarão máscaras cirúrgicas. Estão previstas consultorias para a produção de escudos faciais.

Destruição provocada por explosão em Beirute
Internacional

Banco Mundial diz que está pronto para ajudar na recuperação do Líbano

Pelo menos 135 pessoas morreram e 5 mil ficaram feridas em forte explosão no porto de Beirute, na terça-feira (4), que também deixou cerca de 250 mil desabrigados. 

Bola, campeonato brasileiro
Esportes

Treze avança e garante clássico de Campina Grande na final paraibana

Galo da Borborema vence Botafogo no tempo normal e nas penalidades, e se garante na grande final da competição.