Bolsonaro parabeniza presidente de Portugal por reeleição
![Antonio Cruz/ Agência Brasil O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebe o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, no Palácio do Planalto, em Brasília.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O presidente Jair Bolsonaro parabenizou hoje (27) o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, pela sua reeleição em primeiro turno. “Brasil e Portugal continuarão trabalhando juntos, com base em nossa irmandade profunda, por mais comércio, mais investimentos, mais segurança e mais democracia e pelo fortalecimento da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]”, escreveu Bolsonaro em publicação nas redes sociais.
As eleições foram realizadas no domingo (24) em meio a regras rígidas de saúde e segurança, enquanto o país luta contra uma terceira onda de contágio do novo coronavírus (covid-19). A taxa de abstenção chegou a 60,5%. Nas eleições de 2016 havia sido de 51,3%.
Sousa, de 72 anos, eleito em 2016, agora foi reeleito para o segundo mandato com 60,7% dos votos. Ele foi professor de Direito e comentarista político no rádio e na televisão. É conhecido por sua personalidade forte e hábito de tirar selfies com apoiadores.
Em Portugal, cujo regime é parlamentarista, o presidente tem um papel quase decorativo, mas pode vetar certas leis e decretar estados de emergência, um poder que Sousa utilizou frequentemente durante a pandemia, seguindo a liderança do Parlamento. Outras decisões estão nas mãos do primeiro-ministro, cargo exercido atualmente por Antonio Costa.
* Com informações da Reuters
![Miriam Jeske/COB/Direitos Reservados 24.08.03 - Jogos Olímpicos Paris 2024 - Judô por equipe - Brasil enfrenta conquista a medalha de bronze. - Foto: Miriam Jeske/COB](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Santos/Arquivo Pessoal Brasília (DF), 17/01/2025 - Thiago Santos em sala de aula. Programa Mais professores. Foto: Thiago Santos/Arquivo Pessoal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)