logo Radioagência Nacional
Cultura

Mostra de filmes aborda homossexualidade de forma política

Baixar
Lígia Souto
09/06/2015 - 17:11
Brasília

Uma mostra de filmes que trata a sexualidade de um ponto de vista mais complexo será exibida até o próximo dia 21, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. A “New Queer Cinema – Cinema, Sexualidade e Política” vai apresentar 27 produções e terá duas mesas de debate com a participação de pesquisadores e cineastas.

 

Um dos curadores da mostra, Denílson Lopes, explica que nos anos 90 um grupo de cineastas dos Estados Unidos que abordou a homossexualidade de forma política e ousada se autodenominou New Queer Cinema. A expressão representava uma novidade na produção cinematográfica. A palavra Queer, segundo o curador, foi escolhida por fazer a reapropriação de um termo antes considerado pejorativo. Para Denílson Lopes, a nova utilização da palavra é fundamental para entender o tipo de cinema exibido na mostra.

 

Denílson Lopes falou sobre a importância de apresentar a discussão sobre a diversidade sexual no momento político atual. Ele ressalta que a intenção da mostra não é criar imagens positivas ou impôr visões de mundo, mas sim de abrir horizontes.

 

Além de filmes produzidos nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, a mostra também celebra filmes brasileiros produzidos recentemente. Esse é o caso de O Animal Sonhado, de Breno Baptista, que abre a programação. Os ingressos custam R$ 4 a inteira e R$ 2 a meia entrada. A programação completa está disponível no site da Caixa Cultural ou no www.newqueercinema.com.br.

x