Há 17 anos, morria no Rio de Janeiro a cantora e compositora Jovelina Pérola Negra. De voz rouca e forte, era considerada herdeira do estilo de Clementina de Jesus.
Jovelina Faria Belford, nasceu no Bairro de Botafogo, zona Sul do Rio de Janeiro, mas logo mudou para o subúrbio.
Sua história é um testemunho de luta e superação. De empregada doméstica a vendedora ambulante de linguiça nunca desistiu do sonho de se tornar cantora.
Era fã de Bezerra da Silva, e sob sua inspiração começou a fazer apresentações no Vegas Sport Clube, em Coelho Neto, levada pelo amigo Dejalmir.
Foi o próprio Dejalmir quem escolheu seu nome artístico, Jovelina Pérola Negra, em homenagem a sua cor.
De Coelho Neto foi para Belford Roxo e depois para Madureira onde, na Escola de Samba Império Serrano, desfilou anos a fio na ala das Baianas. Na Estrela de Madureira conheceu Roberto Ribeiro, Jorginho do Império e outros nomes de peso da escola.
Começou a cantar ao lado desses artistas e virou atração no Show Botequim do Império, que acontecia na quadra da escola, durante os ensaios, para aumentar o caixa que financiava desfiles.
Não demorou muito tempo para que seus fãs a considerassem herdeira natural de Clementina de Jesus na dinastia das grandes vozes femininas do samba.
Jovelina foi uma das peças mais importantes na condução do samba de fundo de quintal e do pagode para a linha de frente da MPB.
A artista estreou na música tardiamente, em 1985, quando já tinha 40 anos, com sua participação em três faixas da coletânea Raça Brasileira.
No ano seguinte a cantora gravava seu primeiro disco solo com sambas de sua autoria e de compositores como Nei Lopes e Monarco.
Ao todo gravou seis discos, entre eles, "Sorriso Aberto", em 1988, "Sangue Bom", em 1991, "Vou da Fé", em 1993, quando conquistou um disco de platina.
A dama do samba Jovelina Pérola Negra, morreu de enfarte, aos 54 anos, enquanto dormia em sua casa, no bairro da Pechincha, em Jacarepaguá.
O corpo da cantora foi enterrado em clima de pagode, com familiares e populares cantando seus maiores sucessos. Jovelina deixou três filhos e dois netos.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 12/02/2025 - A deputada federal Benedita da Silva, fala no painel Encontro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Gestoras Municipais durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Freepick Violência contra a mulher, criança e adolescente. Violência doméstica. Foto: Freepick](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 11/02/2024 - Desfile da escola de samba Beija-Flor, do Grupo Especial do carnaval carioca, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ALE CABRAL/CPB Aline Rocha durante prova de esqui cross-country nos Jogos Paralímpicos de Inverno 2022](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fotos redes sociais X Pernambuco-01/02/2025 Selvageria e brutalidade são registradas antes do clássico Santa Cruz x Sport Club do Recife,um dos principais do estado do Pernambuco. Fotos redes sociais X](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)