Servidora federal vítima de violência doméstica pode ser transferida
![Freepick Violência contra a mulher, criança e adolescente. Violência doméstica. Foto: Freepick](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Servidoras públicas federais que forem vítimas de violência doméstica vão poder pedir transferência do local de trabalho para se proteger dos agressores. A orientação está em um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), que teve a aprovação do presidente Lula nesta quarta-feira (12).
Agora, a servidora federal pode pedir a remoção para trabalhar em outro lugar, com mudança de cidade ou não, quando tiver lesão à integridade física ou mental, comprovada por junta médica oficial.
Só a existência de risco de violência também vale, com a demonstração por meio de medida protetiva contra o agressor. A vítima também pode demonstrar a necessidade da mudança com outras provas, que vão ser analisadas pela Administração Pública.
Esse parecer da AGU é vinculante, ou seja, vale para todos os órgãos federais. A medida vem após um pedido feito por entidades representativas passar por análise na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e na Controladoria-geral da União.
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 12/02/2025 - A deputada federal Benedita da Silva, fala no painel Encontro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Gestoras Municipais durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Freepick Violência contra a mulher, criança e adolescente. Violência doméstica. Foto: Freepick](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ALE CABRAL/CPB Aline Rocha durante prova de esqui cross-country nos Jogos Paralímpicos de Inverno 2022](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 11/02/2024 - Desfile da escola de samba Beija-Flor, do Grupo Especial do carnaval carioca, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fotos redes sociais X Pernambuco-01/02/2025 Selvageria e brutalidade são registradas antes do clássico Santa Cruz x Sport Club do Recife,um dos principais do estado do Pernambuco. Fotos redes sociais X](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)