História Hoje: Django Reinhardt se fez exemplo de superação ao tocar guitarra com dois dedos

História Hoje

Publicado em 23/01/2017 - 07:00 Por Apresentação América Melo - Brasília

Há 117 anos, nascia o guitarrista de jazz Jean Reinhardt, conhecido como Django Reinhardt.

 

Um fato misterioso e intrigante é que Django conseguia tocar a guitarra com muita precisão e velocidade usando somente dois dedos da mão esquerda.

 

O guitarrista, nascido na Bélgica e de família cigana, sofreu queimaduras sérias, em um incêndio na caravana onde dormia, quando tinha 18 anos.

 

Sua mão esquerda ficou bastante ferida, deixando o músico com algumas restrições nos movimentos. Para dedilhar a guitarra, por exemplo, Django usava apenas seus dedos indicador e médio.

 

Mas, quando Django se recuperou, ele conseguiu tocar melhor do que tocava antes, o que surpreendeu a comunidade cigana. Com isso, na década de 30, ele desenvolveu um estilo que hoje é conhecido como o Gypsy Jazz, o jazz cigano. No Brasil, o estilo conta com poucos representantes. Um deles é o grupo Gypsy Jazz Club, formado em Brasília.

 

Em 1934, Django fundou, na França, o Quintette du Hot Club de France, com o violinista Stéphane Grappelli, conhecido hoje como o avô dos violinistas de jazz. O quinteto obteve o status de uma das bandas mais originais do jazz gravado.

 

A formação mais famosa da banda contava com Roger Chaput, Joseph e Django Reinhardt, nas guitarras; Stéphane Grappelli no violino; e Louis Vola no contrabaixo. Quatro canções foram gravadas pelo conjunto no final de dezembro pela Ultraphone com essa formação: "Dinah", "Tiger Rag", "Oh Lady be Good" e "I Saw Stars".

 

O guitarrista norte-americano Jimi Hendrix disse que nomeou seu grupo Band of Gypsys em homenagem a Django.

 

Django também teve suas próprias influências. Uma delas foi Duke Ellington, considerado o maior compositor de jazz americano de todos os tempos. Outra influência foi o americano Louis Armstrong, considerado a personificação do jazz.

 

Em sua vida pessoal, consta que Django era um grande gastador. Torrava seu dinheiro em apostas ou na sinuca, onde também demonstrava muita habilidade.

 

Em 1951, se aposentou no interior da França, onde passou seus últimos dias pintando e pescando. Em 1953, morreu de um derrame fulminante.

 

*História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Política

UNICEF alerta para importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos

O prazo para tirar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (8). Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes. 

Baixar arquivo
Geral

Ministros instalam escritório pra coordenar ações federais no RS

No local, serão concentradas as informações sobre o apoio da União ao estado após dos danos causados pelas fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

Drones particulares atrapalham resgate aéreo no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as pessoas estão subindo drones para captar imagens, o que coloca em risco a segurança dos voos usados para resgate.

Baixar arquivo
Cultura

É hoje! Relembre esquema para curtir o show da Madonna, em Copacabana

A previsão é que a diva pop suba ao palco às 21h45 e faça uma apresentação de duas horas. O evento, no entanto, deve começar às 19h com a apresentação de DJs, e terminar só na madrugada.

Baixar arquivo
Geral

#FiqueEsperto: Anatel lança campanha contra golpes digitais

A campanha divulga os cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos, ou mensagens de texto enviadas por números desconhecidos, por exemplo. 

Baixar arquivo
Cultura

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é reaberto para visitação

A partir de hoje, visitantes poderão ir ao Museu, que fica em Porto Velho. Em seu acervo, itens que resgatam a história da estrada de ferro, como fotografias, vídeos, elementos interativos e maquetes.

Baixar arquivo