Entenda por que 19 de abril foi escolhido Dia do Índio

Decreto Lei

Publicado em 19/04/2017 - 11:35 Por Renato Lima - Brasília

Dezenove de abril, Dia do Índio. A data traz para discussão a realidade indígena no país, questões como a demarcação de terras, saúde e educação, além da reflexão sobre os valores e a preservação cultural.


Mas você sabe por que o Dia do Índio é comemorado nesta data?


A ideia surgiu durante um Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 1940. A princípio, as lideranças indígenas questionaram a realização do evento.


Elas temiam que as reivindicações não fossem atendidas pelos homens brancos. Então, para instrumentalizar a luta por direitos foi criado o Instituto Indigenista Interamericano.


Alguns países aderiram de imediato ao instituto, inclusive o Brasil. Três anos depois, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto lei que criava o Dia do Índio.


O Brasil é um dos países com maior diversidade sociocultural do planeta. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 900 mil índios que se dividem entre 305 etnias e falam ao menos 274 línguas.


A maioria, cerca de 37,4%, está na Região Norte. O Nordeste abriga 25,5%; o Centro Oeste 16%; o Sudeste 12% e a Região Sul, 9,2%.

 

Entre 2000 e 2010, caiu o percentual de indígenas que moram em áreas urbanas, movimento contrário ao do restante da população nacional. Hoje, cinquenta e sete vírgula sete por cento dos índios brasileiros vivem em terras indígenas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

Os crimes de estupro voltaram a crescer no estado de São Paulo

Os registros de estupro, que tinham caído no início da pandemia da covid-19, cresceram 13% no interior do estado em 2021 e 19,5% nos municípios da região metropolitana da capital paulista.

Baixar arquivo
Economia

BNDES: País tem um enorme desafio que é combater a desigualdade social

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, disse nesta terça-feira que o país tem um enorme desafio pela frente: combater a desigualdade social agravada pela pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Fiocruz entrega mais 2,4 milhões de doses da vacina AstraZeneca

A Fiocruz também informou que concluiu a produção dos primeiros lotes do IFA 100% nacional. Chamados de lotes de pré-validação, eles vão passar por testes de controle de qualidade para, em seguida, serem encaminhados para a etapa de processamento final do imunizante.

Baixar arquivo
Geral

Restaurantes comunitários no DF oferecem café da manhã por R$ 0,50

O restaurante comunitário da Estrutural, a partir desta quarta-feira, já passa a oferecer a refeição matinal. Na unidade de São Sebastião começa na próxima sexta-feira, e em Ceilândia, no sábado.

Baixar arquivo
Política

Aprovado projeto que pune divulgação de infração de transito nas redes

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, a punição a quem divulgar nas redes sociais infração de trânsito de natureza gravíssima. O texto agora segue para o Senado Federal.

Baixar arquivo
Política

Emenda da reforma eleitoral é aprovada pelo Congresso Nacional

Entre as mudanças, a partir das eleições de 2022, será contado em dobro os votos dados a mulheres e pessoas negras eleitas para efeito de cálculo na distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral e Partidário.

Baixar arquivo