Folclore é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, contos, mitos, lendas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e de uma região.
O termo foi criado em 1846, pelo arqueólogo inglês William John Thoms, estudioso da cultura popular, que uniu as palavras “folk”, que em português significa povo, popular e “lore”, cultura, saber.
Em agosto de 1965, a data, que é celebrada em todo o mundo, passou a fazer parte do calendário brasileiro. Foi criada para ressaltar a importância e a valorização das manifestações folclóricas do país.
Quem não se lembra das cantigas de roda? De personagens como Curupira, Caipora e de tantas outras figuras, fruto da imaginação popular?
Quem não se lembra da lenda do Uirapuru, nome comum a diversas aves, e que inspirou um mito indígena sobre uma linda história de amor? Da encantadora Yara, a bela índia que dorme na Vitória Régia e a todos encanta?
Religiosidade, crenças e fé, contos, poemas e poesias também são ingredientes do nosso folclore, que reflete ainda aspectos das culturas indígena, africana e europeia.
Renato Almeida, Mário de Andrade e Luís da Câmara Cascudo são alguns dos estudiosos dessa manifestação popular. Entre os escritores, Ariano Suassuna e Clarice Lispector retrataram aspectos do folclore em textos e livros, ressaltando a riqueza e a importância das histórias de nossa cultura.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.