De Falabella a Frankenstein: saiba como foi o 2º dia de desfile do Grupo Especial do Rio

Rio de Janeiro

Publicado em 13/02/2018 - 12:33 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

A Beija-Flor arrastou uma multidão pela avenida representando o mais democrático dos carnavais, o carnaval de rua. E celebrou os 200 anos desse clássico literário (Frankenstein), e fez um paralelo entre a história da criatura rejeitada pelo próprio criador e a intolerância, a falta de amor e respeito nos dias atuais. O objetivo da escola era falar sobre a discriminação, o preconceito e a intolerância.

 

Mas essa segunda noite de desfile do grupo especial, começou com a Unidos da Tijuca que homenageou o multimídia, o ator, apresentador e diretor Miguel Fallabela, que também já foi carnavalesco e, inclusive, autor de um enredo da Acadêmicos da Rocinha que levou a agremiação, pela primeira vez, ao grupo de eleite.

 

A vida de Miguel Falabella foi contada e cantada e teve até a atriz Marisa Orth caracteriza de Magda, a personagem do seriado Sai de Baixo, vestida com uma coleira que levava o nome de Caco Antibes, que era o personagem vivido por Falabella.

 

A Portela, escola que dividiu o campeonato ano passado com a Mocidade Independente de Padre Miguel, entrou em seguida falando da imigração na busca por liberdade, mas marcada por perseguição e intolerância. Destacando os judeus que se refugiaram em Pernambuco na época da dominação holandesa. Esse enredo foi desenvolvido pela carnavalesca Rosa Magalhães.

 

Em seguida, a União da Ilha entrou na avenida carregada de cores e até de aromas para falar da diversidade gastronômica do Brasil e as influências internacionais. O abre-alas cheirava a café e tinha carro até espalhando cheiro de chocolate, abacaxi e limão - um verdadeiro show de aromas e cores.

 

O Salgueiro homenageou a força da mulher negra com o enredo  Senhoras do Ventre e do Mundo e teve novamente, pelo 11º ano seguido, Viviane Araújo sendo ovacionada à frente da bateria. Carros e fantasias luxuosas também marcaram o desfile da agremiação.

 

E a Imperatriz Leopoldinense, a penúltima escola a entrar na avenida, fez um passeio pela história do Brasil falando sobre os 200 anos do Museu Nacional, que fica na Quinta da Boa Vista, no bairro imperial de São Cristovão.

 

De residência da realeza, criado por dom João VI, em 1818, a mais antiga instituição científica e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Fósseis e meteoros se misturaram com o luxo de príncipes e reis.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo