Um espetáculo de mais de 300 anos que encena a disputa entre o boto cor-de-rosa e o tucuxi, no distrito de Alter do Chão, às margens do rio Tapajós, no Pará. Assim é o Festival do Çairé, cinco dias de festa embalados com muita música e dança regional.
Neste ano, educadores ambientais, catraieiros e barraqueiros aproveitaram o festival, que vai até 24 de setembro, para fazer uma campanha pela limpeza das praias.
A mobilização "A praia é nossa. O lixo é seu" é da Secretaria de Meio Ambiente de Santarém, Secretaria de Turismo e parceiros.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, na vila balneária já ocorre a coleta de lixo todos os dias, mas nesse período do Çairé, quando são esperados mais de 200 mil visitantes, serão disponibilizados 45 agentes de limpeza pública.
Durante a Campanha serão instaladas nas praias de Alter do Chão várias lixeiras ecológicas.
A partir desta sexta-feira (21) até domingo (23), equipes de educadores ambientais do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental farão a abordagem corpo a corpo com o turista levando informações sobre diversos temas socioambientais.
Além disso, bandeirões e balões serão instalados nas praias chamando a atenção do banhista para preservação do local.
Para a fiscalização, 12 agentes ambientais serão destacados em escalas de plantões. As equipes vão atuar em conjunto com outros órgãos de segurança para averiguar situações como poluição sonora, veículos e animais nas praias.