Blocos tomam conta das ruas do Rio de Janeiro nesse sábado

Folia

Publicado em 03/03/2019 - 09:15 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

 Indiferentes ao tempo chuvoso no Rio de Janeiro, milhares de foliões saíram cedo de casa para acompanhar os blocos nesse sábado (2).

 

A maratona começou às 7h, no Aterro do Flamengo, onde centenas de pessoas se concentraram no bloco Amigos da Onça. O ponto alto foi o momento em que organizadores e foliões homenagearam a vereadora Marielle Franco, do PSOL, assassinada há quase um ano, levantando placas com o nome dela.

 

De lá, os foliões seguiram para o Cordão do Bola Preta, no centro da cidade. O tradicional e centenário bloco, se concentrou na Avenida Presidente Antônio Carlos e em pouco tempo uma multidão já tomava conta da avenida.

 

A expectativa dos organizadores é de que cerca de 1,5 milhão de pessoas tenham acompanhado o Bola. Este é o 101º desfile do bloco, que trouxe a atriz Paola Oliveira como rainha e o tema “O Primeiro de Mais Cem".

 

As fantasias são as mais originais possíveis, mas este ano, o carnaval é do carimbo “Não é Não!”. A ideia é mostrar que o direito de dizer não deve ser respeitado, para qualquer situação.

 

A professora Danielle, veio de Niterói para o Bola. De saia e camiseta, ela tinha nas mãos uma plaquinha com a frase Não é Não!.

 

Em meio aos milhares de foliões, a Polícia Militar (PM) teve que intervir em uma briga no bloco, usando spray de pimenta para afastar os brigões. O tumulto começou com uma tentativa de furto de celular, mas o suspeito acabou fugindo.


Em outra parte do centro da cidade, outra multidão acompanhou o Multibloco, próximo à praça da Cruz Vermelha. Alí, os foliões também se divertiram ao som das marchinhas e sambas enredo.

 

Os ambulantes trabalharam normalmente, mas reclamaram das vendas. É que cada vez mais foliões levam bebida e comida para não gastar.

 

A ambulante Lais, grávida de seis meses, moradora do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, admitiu que este ano o movimento estava menor por causa da chuva, mas que ainda assim estava conseguindo vender a cerveja, o refrigerante e a água.

 

Ainda pela manhã, em Copacabana, na zona sul do Rio, o Empolga as Nove, com muitas mulheres na bateria , arrastou milhares de foliões pela avenida Atlântica.

 

O mesmo aconteceu na Barra, com o Carrossel de Emoções, que mistura marchinhas e funk.

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo