Blocos tomam conta das ruas do Rio de Janeiro nesse sábado

Folia

Publicado em 03/03/2019 - 09:15 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

 Indiferentes ao tempo chuvoso no Rio de Janeiro, milhares de foliões saíram cedo de casa para acompanhar os blocos nesse sábado (2).

 

A maratona começou às 7h, no Aterro do Flamengo, onde centenas de pessoas se concentraram no bloco Amigos da Onça. O ponto alto foi o momento em que organizadores e foliões homenagearam a vereadora Marielle Franco, do PSOL, assassinada há quase um ano, levantando placas com o nome dela.

 

De lá, os foliões seguiram para o Cordão do Bola Preta, no centro da cidade. O tradicional e centenário bloco, se concentrou na Avenida Presidente Antônio Carlos e em pouco tempo uma multidão já tomava conta da avenida.

 

A expectativa dos organizadores é de que cerca de 1,5 milhão de pessoas tenham acompanhado o Bola. Este é o 101º desfile do bloco, que trouxe a atriz Paola Oliveira como rainha e o tema “O Primeiro de Mais Cem".

 

As fantasias são as mais originais possíveis, mas este ano, o carnaval é do carimbo “Não é Não!”. A ideia é mostrar que o direito de dizer não deve ser respeitado, para qualquer situação.

 

A professora Danielle, veio de Niterói para o Bola. De saia e camiseta, ela tinha nas mãos uma plaquinha com a frase Não é Não!.

 

Em meio aos milhares de foliões, a Polícia Militar (PM) teve que intervir em uma briga no bloco, usando spray de pimenta para afastar os brigões. O tumulto começou com uma tentativa de furto de celular, mas o suspeito acabou fugindo.


Em outra parte do centro da cidade, outra multidão acompanhou o Multibloco, próximo à praça da Cruz Vermelha. Alí, os foliões também se divertiram ao som das marchinhas e sambas enredo.

 

Os ambulantes trabalharam normalmente, mas reclamaram das vendas. É que cada vez mais foliões levam bebida e comida para não gastar.

 

A ambulante Lais, grávida de seis meses, moradora do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, admitiu que este ano o movimento estava menor por causa da chuva, mas que ainda assim estava conseguindo vender a cerveja, o refrigerante e a água.

 

Ainda pela manhã, em Copacabana, na zona sul do Rio, o Empolga as Nove, com muitas mulheres na bateria , arrastou milhares de foliões pela avenida Atlântica.

 

O mesmo aconteceu na Barra, com o Carrossel de Emoções, que mistura marchinhas e funk.

Últimas notícias
Geral

Ministro de Minas e Energia descarta risco de apagão no país

Bento Albuquerque disse que o país atravessa a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, com falta de chuvas nos principais reservatórios, mas setor elétrico soube trabalhar para superar o problema.

Baixar arquivo
Saúde

Cidades de São Paulo cancelam carnaval de 2022

São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André decidiram cancelar o carnaval do ano que vem com receio do aumento de casos da variante Ômicron. 

Baixar arquivo
Economia

Fecomércio lamenta cancelamento do Réveillon no Rio de Janeiro

O presidente da Fecomércio reconheceu a importância do evento para setores fundamentais da economia, mas admitiu os riscos que a nova variante do coronavírus representariam em uma celebração desse porte.

Baixar arquivo
Saúde

Festa de Réveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro, é cancelada

O fator predominante para cancelar o evento é o risco que representaria, diante do avanço em vários países da nova variante do coronavírus. A Ômicron já tem casos confirmados também no Brasil, por enquanto em pessoas que chegaram do exterior.

Baixar arquivo
Cultura

Bienal do Livro festeja reencontro de autores e público

Este ano, a festa literária faz homenagem a Zuenir Ventura. Na programação do fim de semana, debates sobre juventude, poesia, sustentabilidade, cultura geek e pop, saúde mental, e tendências do mercado literário.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Maré do Amanhã se apresenta no Jardim Botânico

Criado em agosto de 2010, o projeto Orquestra Maré do Amanhã leva música clássica a crianças e adolescentes, moradores do Complexo de Favelas, considerado um dos maiores da zona norte carioca. 

Baixar arquivo