Com magia, cores e tradição, Festival Folclórico de Parintins chega à 54ª edição

Amazonas

Publicado em 28/06/2019 - 18:07 Por Bianca Paiva - Brasília

Chegou o período em que uma cidade amazonense se divide em duas cores: azul e vermelho. De um lado, a galera do boi bumbá Caprichoso, representado pelo touro negro com uma estrela na testa. Do outro, a galera do Garantido que tem como símbolo o touro branco com o coração vermelho.

 

Lembrando que “galera” é o nome dado às torcidas.

 

Estamos falando do Festival Folclórico de Parintins, que em 2019, completa 54 edições.

 

Considerado um dos maiores espetáculos a céu aberto do mundo, é realizado sempre no último fim de semana de junho, durante três noites, no Bumbódromo de Parintins, a 420 quilômetros de Manaus.

 

O Caprichoso foi o campeão do ano passado e neste ano apresenta o tema “Canto de Esperança para Mátria Brasilis”. Edvander Batista, conselheiro de arte do boi azul, explica a mensagem que será levada ao público na apresentação.

 

O Garantido busca o título de campeão agora em 2019 e, pelo sorteio, vai abrir a primeira noite do Festival, com o tema “Nós o Povo”, exaltando o povo da Baixa de São José, onde nasceu o boi vermelho. É o que explica Fred Góis, da Comissão de Arte do Garantido.

 

O fotógrafo Widgner Frota mora nos Estados Unidos e conheceu o Festival pela primeira vez em 2017. Ele se encantou pelo Caprichoso e pela cidade.

 

Um lugar de magia, cores e tradição. Para a torcedora do Garantido e moradora de Parintins, Soriany Neves, o espetáculo é sempre emocionante.

 

A Prefeitura de Parintins estima que cerca 80 mil turistas vão passar pela cidade nos três dias de Festival.

 

As apresentações começam nesta sexta-feira (27) às 20h e vão até domingo, dia 30.

 

Cada boi terá duas horas e meia para se apresentar.

 

O vencedor será conhecido na segunda-feira (1), após apuração das notas de 10 jurados.

 

Com produção de Michelle Moreira e sonoplastia de Messias Melo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo