Com magia, cores e tradição, Festival Folclórico de Parintins chega à 54ª edição

Amazonas

Publicado em 28/06/2019 - 18:07 Por Bianca Paiva - Brasília

Chegou o período em que uma cidade amazonense se divide em duas cores: azul e vermelho. De um lado, a galera do boi bumbá Caprichoso, representado pelo touro negro com uma estrela na testa. Do outro, a galera do Garantido que tem como símbolo o touro branco com o coração vermelho.

 

Lembrando que “galera” é o nome dado às torcidas.

 

Estamos falando do Festival Folclórico de Parintins, que em 2019, completa 54 edições.

 

Considerado um dos maiores espetáculos a céu aberto do mundo, é realizado sempre no último fim de semana de junho, durante três noites, no Bumbódromo de Parintins, a 420 quilômetros de Manaus.

 

O Caprichoso foi o campeão do ano passado e neste ano apresenta o tema “Canto de Esperança para Mátria Brasilis”. Edvander Batista, conselheiro de arte do boi azul, explica a mensagem que será levada ao público na apresentação.

 

O Garantido busca o título de campeão agora em 2019 e, pelo sorteio, vai abrir a primeira noite do Festival, com o tema “Nós o Povo”, exaltando o povo da Baixa de São José, onde nasceu o boi vermelho. É o que explica Fred Góis, da Comissão de Arte do Garantido.

 

O fotógrafo Widgner Frota mora nos Estados Unidos e conheceu o Festival pela primeira vez em 2017. Ele se encantou pelo Caprichoso e pela cidade.

 

Um lugar de magia, cores e tradição. Para a torcedora do Garantido e moradora de Parintins, Soriany Neves, o espetáculo é sempre emocionante.

 

A Prefeitura de Parintins estima que cerca 80 mil turistas vão passar pela cidade nos três dias de Festival.

 

As apresentações começam nesta sexta-feira (27) às 20h e vão até domingo, dia 30.

 

Cada boi terá duas horas e meia para se apresentar.

 

O vencedor será conhecido na segunda-feira (1), após apuração das notas de 10 jurados.

 

Com produção de Michelle Moreira e sonoplastia de Messias Melo.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo