É Garantido ou vai de Caprichoso? Hoje sai o boi vencedor do Festival de Parintins

Festival

Publicado em 01/07/2019 - 14:59 Por Renata Martins - Brasília

Depois de três noites de muita toada e alegria as galeras dos bois-bumbás Caprichoso, o Azul, e Garantido, o Vermelho, estão na expectativa para saber quem será o campeão da edição deste ano, do Festival Folclórico de Parintins.

 

A apuração das notas dos itens dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido será realizada a partir das 15h30, horário do Amazonas -  16h30 no Distrito Federal -, no auditório do Bumbódromo de Parintins.

 

Quarenta mil pessoas estiveram no palco das apresentações dos bois, nas três noites de festa. Caprichoso e Garantido levaram à arena mais de 5 mil brincantes, por dia, e um total de 33 alegorias.

 

Na noite desse domingo (30), os presidentes das agremiações comentaram as apresentações.

 

Para o presidente do Boi Caprichoso, Babá Tupinambá, o Boi Azul chegou ao fim da festa preparado para o tricampeonato. O tema do bumbá azul e branco, que fechou o evento neste domingo, foi “Um Canto de Esperança Para Mátria Brasilis”.

 

E o presidente do Boi Garantido, Fábio Cardoso, considerou que a edição de 2019 deu novo ânimo ao evento. Segundo ele, foram três noites de grandes espetáculos que encheram de orgulho a nação vermelha e branca. O bumbá encarnado defendeu o tema “Nós, O Povo”.

 

2019 é um marco no Festival Folclórico de Parintins.

 

Na sexta-feira (28), os dois bois foram reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil. O certificado foi entregue pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como Patrimônio Cultural do Brasil durante a abertura do evento.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo