Com reflexão sobre políticas públicas de educação e formação de leitores começa Bienal do Livro

Bienal do Livro

Publicado em 30/08/2019 - 16:16 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Serão dez dias dedicados à literatura. No centro dos holofotes da Bienal Internacional do Livro, estão milhões de exemplares que estarão disponíveis nos estandes de mais de 130 expositores participantes do evento.

 

A Bienal abre as portas para o público nesta sexta-feira (30), apostando em uma visitação de mais de 600 mil pessoas. E se o livro ocupa o lugar de destaque, também haverá muito espaço para reflexão e debates.

 

O presidente do Sindicato Nacional das Editoras de Livros, a SNEL, Marcos da Veiga Pereira, destaca que a Bienal é grande oportunidade para pautar temas como a necessidade de políticas públicas de educação e voltadas para a formação de um público leitor.

 

Para o mercado editorial, ele aponta que a Bienal é sempre uma boa oportunidade de promoção dos trabalhos. O Sindicato não tem projeções sobre a expectativa de venda de livros, mas outras edições do evento mostraram que o público costuma comprar exemplares e não apenas visitar o evento.

 

Segundo Marcos, já foram feitos cálculos que indicam o consumo de cerca de 8 livros por família, embora a diversidade de visitantes seja grande, incluindo por exemplo, crianças em excursões escolares. Ele aponta que, apesar de ter sido muito impactado pela crise econômica, vivida especialmente em 2015 e 2016, o setor editorial conseguiu se manter.

 

A diretora da Bienal, Tatiana Zaccaro, destaca que o evento aposta exatamente na diversidade de leitores e de público. Uma das novidades nesta 19ª edição é a distribuição dos pavilhões, que vai permitir a fluidez maior dos visitantes de acordo com os pontos de interesse.

 

A Bienal Internacional do Livro acontece no Riocentro, na Barra da Tijuca, até o dia 8 de setembro. Nos dias de semana, o evento fica aberto entre 9h e 21h. Nos dois finais de semana, das 10h às 22h.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo