logo Radioagência Nacional
Cultura

Exposição “Os primeiros brasileiros”, que se salvou do incêndio do Museu Nacional, volta ao Rio

"Os primeiros brasileiros"
Baixar
Fabiana Sampaio
05/10/2019 - 11:05
Rio de Janeiro

O Museu Nacional e o Arquivo Nacional inauguraram a exposição “Os primeiros brasileiros”.

 

A mostra é um convite para o público fazer um mergulho na história e cultura dos índios, primeiros habitantes do país.

 

O Rio é a décima escala da exposição, inaugurada em 2006, no Recife, Pernambuco.

 

Ela passou por várias cidades da região e também do exterior e foi a única exposição permanente do Museu Nacional que se salvou do incêndio de setembro do ano passado, por estar em exibição itinerante.

 

Na época, era cartaz no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. Agora, de volta ao Rio, o antropólogo João Pacheco, curador da mostra, conta que ela precisou ser readaptada ao espaço menor do Arquivo Nacional, mas de modo a preservar sua mensagem original.
 

A mostra resgata o imaginário da cultura indígena, trazendo a visão romantizada em várias expressões do século 19, frente a dados reais da existência dessa população, que passou por processos de extermínio, escravização e doenças.

 

Quadros famosos como “A Primeira Missa no Brasil” e “O Último Tamoio” estão entre as peças apresentadas. O visitante tem também contato direto com a cultura contemporânea, a partir de peças, religiosidade, armas e objetos de adornos. Uma série de painéis conta a trajetória histórica mais recente de algumas tribos tradicionais, como a Tupinambá.

 

Segundo o curador João Pacheco, todo o material é resultante de pesquisa de campo, além de doações realizadas pelos próprios indígenas. A mostra fica no Rio até abril de 2020.

x