DF anuncia de última hora artistas de renome para o carnaval e desagrada setores tradicionais

Carnaval 2020

Publicado em 31/01/2020 - 14:12 Por Dayana Vítor - Brasília

A menos de um mês para o início do carnaval, o governo do Distrito Federal anunciou shows gratuitos de artistas nacionais como Elba Ramalho, Nação Zumbi e Arnaldo Antunes, na Esplanada dos Ministérios, entre os dias 25 e 29. Mas não divulgou quais empresas vão ajudar a arcar com os custos dessas apresentações.

 

A novidade, que veio a público ao mesmo tempo para imprensa e responsáveis pelos blocos e escolas de samba, não agradou a todos.

 

Quem faz o carnaval na cidade teme que os shows tirem as pessoas das festas tradicionais. Além disso, eles argumentam que não foram avisados da programação com antecedência de 90 dias, como prevê a legislação. Um dos coordenadores do Setor Carnavalesco Sul, Ian Viana, argumenta que todos os envolvidos no carnaval deveriam opinar.

 

Apesar do anúncio dos shows na Esplanada, ainda falta muita coisa para o carnaval sair do papel. Ainda não está certo se as escolas vão desfilar ou não, pois elas não foram aprovadas no edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), que destinou R$ 4 milhões para 51 eventos.

 

Até agora, os blocos estão garantidos para sair em um único dia, quando tradicionalmente desfilam em dois, como explica o presidente da liga dos blocos tradicionais aqui da capital, Paulo Henrique.

 

Mas o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, garante que o carnaval deste ano vai privilegiar todos os grupos.

 

Em nota, o Coletivo de Blocos de Rua, a Liga das Escolas de Samba de Brasília, a Plataforma de Carnaval Sul e outras organizações garantiram que vão tomar medidas para informar as violações no carnaval 2020.

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo