A Empresa Brasil de Comunicação - EBC - foi a instituição pública federal mais elogiada do Brasil em 2019 pelo público. A boa performance da empresa está no relatório da Controladoria-Geral da União, divulgado nessa quinta-feira. A CGU é a responsável por receber elogios, criticas e reclamações relacionadas à atuação de 348 instituições federais.
Os dados da Controladoria mostram que no ano passado a Ouvidoria da EBC recebeu 488 elogios de cidadãos a serviços e conteúdos oferecidos pela Empresa. Um aumento de mais de 150% em relação a 2018. 50% dos elogios são referentes ao conteúdo jornalístico, atividade fim da empresa.
O presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes comemorou o resultado. Desde o ano passado é possível enviar à Ouvidoria da EBC, vídeos com opiniões, sugestões e pedidos utilizando a Língua Brasileira de Sinais. A demanda é respondida, também, por vídeo em Libras. A ouvidora da EBC, Christiane Samarco, destaca o papel da empresa junto à sociedade.
Empresa Brasil de Comunicação é uma empresa pública federal que cumpre o papel constitucional, de complementação entre o sistema público, privado e estatal de comunicação. Fazem parte da EBC a TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, além das rádios Nacional do Rio de Janeiro , Nacional de Brasília AM e FM, Nacional da Amazônia, Nacional AM e FM do Alto Solimões, e Rádio MEC AM e FM do Rio de Janeiro.
A EBC também presta serviços de comunicação governamental por meio da TV BrasilGov e do programa de rádio A Voz do Brasil, retransmitido por todas as estações de rádio brasileiras. A empresa também administra a Rede Nacional de Comunicação Pública, hoje consolidada na área de TV com mais de 40 emissoras parceiras e quatro geradoras próprias.