Açougue Cultural: saiba como Brasília tem uma loja de carnes que é também biblioteca

Açougue Cultural

Publicado em 23/04/2020 - 16:35 Por Victor Ribeiro - Brasília

Nesta série de reportagens, apresentamos a você grandes personagens que representam diferentes segmentos artísticos e fazem parte da história de Brasília. O nome que escolhemos para esta é o de Luiz Amorim.

 

Profissionalmente ele não canta, não escreve livros, nem faz poesias. Mas produz grandes eventos, que arrastam multidões até o comércio local da 312/313 Norte. Luiz Amorim é açougueiro. Trabalhou 15 anos no ramo até que, em 1994, comprou o açougue na 312 Norte e deu início ao projeto do Açougue Cultural T-Bone.


Com a boa aceitação da biblioteca dentro do açougue, o projeto cresceu e ganhou as ruas. Ou melhor, as paradas de ônibus da Avenida W3 Norte. Todos os dias, uma Kombi circula pela via para distribuir e reorganizar os livros nas estantes. É uma biblioteca gratuita, disponível durante 24 horas e sem burocracia.


Dentro dos baús, de mão em mão, circulam cerca de 200 mil livros todos os anos, sem a necessidade de fazer cadastro ou cumprir prazo para devolver. O reconhecimento pelo trabalho fez surgir projetos semelhantes e ainda rendeu uma participação no revezamento da Tocha Olímpica.


Com o sucesso do açougue cultural, veio a ideia de organizar as Noites Culturais. Luiz Amorim conta que, desde 1997, uma ou duas vezes por ano a comercial da 312 Norte fecha para o show de algum grande artista nacional.

 

Além da biblioteca e das noites culturais, o Açougue T-Bone também organiza a Bienal da Poesia de Brasília e, a cada quatro anos, é passagem obrigatória para os candidatos ao cargo de governador do Distrito Federal, que participam de debates com o público.

 

Amanhã a gente sobe ao palco para falar sobre teatro.
 

 

* Com produção de Renato Lima

** Acesse aqui todas as reportagens do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras e também é publicado na Radioagência Nacional.

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo