Projeto "Livros nas Praças" oferece delivery de obras gratuitamente

Livros nas Praças

Publicado em 26/07/2020 - 08:39 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Projeto para incentivar a leitura em tempos de isolamento social, o "Livros nas Praças" começou a oferecer esta semana uma nova modalidade de empréstimo de obras: o delivery de publicações voltadas para  para crianças, jovens e adultos.

 

Leitores de toda a cidade do Rio de Janeiro podem solicitar títulos por meio da internet e recebê-los em casa, de forma totalmente gratuita. A ideia é uma alternativa ao ônibus-biblioteca, também realizado pelo projeto, que tem um acervo de mais de dois mil livros e parou de circular em março por conta da pandemia do novo coronavírus.

 

Quem se interessar pelo empréstimo deve acessar a página do "Livros nas Praças" no facebook, clicar no link e escolher uma das obras. Depois,  basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (21) 99419-8869, informando o nome ou o código da obra, além do endereço e nome completo do solicitante. A entrega e a devolução do livro são feitas pelos Correios. A idealizadora e diretora do projeto, Cristina Figueiredo, conta como funciona o processo.

 

Cada leitor pode pedir um livro por vez. Após receber a obra em casa, ele tem um período inicial de 30 dias para concluir a leitura, podendo prorrogar o empréstimo caso seja necessário. Na hora da devolução, basta liga para o telefone do projeto e o exemplar será retirado na casa do solicitante.

 

A iniciativa é apoiada pela rede Lojas Americanas, que patrocina o “Livros nas Praças” desde 2014, quando foi lançado. Para garantir a segurança dos leitores, todas as obras serão higienizadas antes de cada empréstimo. Cada exemplar vai passar por um equipamento com radiação ultravioleta, que elimina micro-organismos de superfícies.

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo