Campanha vende fotografias consagradas para ajudar artistas do Rio
A paralisação das atividades, por conta do período de isolamento social, tem afetado diretamente a área cultural. Não tem sido fácil para os profissionais da área atravessar a pandemia com teatros, cinemas, casas de espetáculos fechadas, além da suspensão dos eventos que dependem de aglomeração.
Na tentativa de amenizar os impactos da crise, um grupo de fotógrafos se uniu para uma iniciativa solidária em prol de entidades e grupos sociais que enfrentam dificuldades financeiras.
A ideia é ajudar artistas visuais e grupos culturais, como Jongo da Serrinha, Redes da Maré e o Solar Meninos de Luz, todos no Rio de Janeiro.
A iniciativa funciona por meio da venda de fotografias, doadas por artistas já consagrados, e também em ascensão no mercado, entre eles, Ratão Diniz, do Complexo da Maré, e Betinho Casanova, da Favela do Alemão.
O projeto Fotos Pró-Rio reúne 80 curadores, que indicaram mais de 400 fotógrafos e artistas visuais do país.
Para o antropólogo e fotógrafo Milton Guran, um dos curadores da campanha, este é o momento de ser solidário. Ele ressalta, ainda, a importância das obras que fazem parte do projeto.
O Fotos Pró-Rio reúne obras de Ana Branco, Walter Carvalho e Evandro Teixeira, entre outros nomes importantes da fotografia, que cederam imagens para serem impressas, com certificado de autoria, pelo valor padrão de R$180. Parte dos valores arrecadados irá para a ação solidária.
A campanha fica no ar até 19 de outubro, no site fotosprorio.com