Governador em exercício do RJ sanciona renda emergencial para Cultura

Publicado em 03/09/2020 - 17:06 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Em tempos de pandemia, por conta da covid-19 e paralisação de diversos setores devido ao isolamento social, o Rio de Janeiro vai usar recursos do Fundo Estadual de Cultura para auxiliar artistas e espaços públicos que enfrentam severas dificuldades econômicas. O objetivo do governo é realizar o pagamento de benefícios aos trabalhadores da área da cultura que tiveram a renda afetada e até mesmo ficaram sem recursos em decorrência da pandemia.

A secretária de estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, estima que cerca de 20 mil pessoas serão contempladas com os recursos da renda  emergencial.

Após o governo federal sancionar a Lei Aldir Blanc, permitindo que municípios, estados e também o Distrito Federal utilizem o Fundo de Cultura, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou a destinação dos recursos para pagamento de benefícios eventuais, renda emergencial e subsídios mensais aos trabalhadores do setor. Agora, a lei foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial.

A secretária Danielle Barros ressalta que a Lei é essencial no auxílio ao setor não só na capital fluminense, mas em todo o Rio de Janeiro.

De acordo com a Assembleia Legislativa, para viabilizar a lei deverá ser criada uma ação orçamentária denominada “Ações Emergenciais Destinadas ao Setor Cultural”. As adequações orçamentárias deverão ser atualizadas no Plano Plurianual 2020-2023. O auxílio deverá ser regulamentado pelo Executivo e só valerá enquanto durar o estado de calamidade decretado por conta da pandemia.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo