Eduardo Paes anuncia cancelamento do carnaval em julho no Rio

Carnaval do estado já havia sido adiado para julho pelo governador

Publicado em 21/01/2021 - 19:03 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro não terá carnaval de meio de ano. Foi o que garantiu o prefeito Eduardo Paes, em postagem feita nesta quinta-feira (21), em suas redes sociais. Segundo Paes, é impossível preparar a festa em meio ao cenário de pandemia, mesmo com a vacinação contra a Covid-19 em andamento. Ele argumentou que, devido à grande mobilização que a preparação da festa exige, fica inviável ajeitar tudo até a data. Uma lei sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, na semana passada, criou o carnaval fora de época no estado, no mês de julho, mas sem definir a data.

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), condicionou a realização dos desfiles das agremiações do grupo especial à vacinação contra a Covid-19. Ma agora, em nota, a Liga manifestou apoio à decisão do prefeito, tendo em vista a escalada nos registros de casos da doença e o quadro de incertezas quanto aos prazos de vacinação.

Já a Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio (Sebastiana) expressou incerteza em relação à lei que criou o carnaval fora de época. Mas recebeu com alívio a decisão de Eduardo Paes, de não realizar a festa na cidade, como explica a presidente da entidade, Rita Fernandes. “A decisão do prefeito é acertada e vem ao encontro do posicionamento em que a Sebastiana já havia anunciado anteriormente. Não é possível realizar nada de carnaval na rua. O retorno dos blocos às ruas só podem se dar quando houver a vacina, imunização de toda a população, condição essa que assegura a segurança de todo mundo. Embora a gente saiba que há uma legião de trabalhadores da cadeia produtiva do carnaval que vão ser afetados com essa decisão, a cidade não tem condições de organizar e financiar a estrutura que seria necessária para um evento desse tamanho”.


Mesmo sem a festa em 2021, o carnaval em julho está garantido na capital fluminense para os próximos anos. A lei sancionada pelo governador interino Cláudio Castro tem caráter permanente. O objetivo, segundo ele, é estimular o turismo e a economia do estado no período de férias de meio de ano.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Inquérito não aponta entrada de estranho em prédio de Joice Hasselmann

A deputada do PSL-SP conta que, no dia 18 de julho, percebeu ferimentos em seu corpo ao acordar, mas que não se lembra do que ocorreu. Polícia Legislativa investiga o caso. 

Baixar arquivo
Saúde

OMS já identificou 13 novas variantes do coronavírus

Quatro delas são consideradas “de preocupação”. Entre elas, a variante Delta, que já foi identificada em 124 países, inclusive no Brasil. Vacinação é crucial para prevenir mortes e casos graves da covid

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Tribunal londrino reabre processo de US$ 7 bi por desastre em Mariana

Processo é movido contra a BHP, parceira da Vale na barragem do Fundão

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa suspende autorização de importação da vacina Covaxin

Os diretores da Anvisa decidiram, por unanimidade, suspender a autorização excepcional e temporária para importação e distribuição da vacina Covaxin. O pedido tinha sido feito pelo Ministério da Saúde e autorizado no dia 4 de junho, mas a importação não chegou a ocorrer.

Baixar arquivo
Geral

Decreto cria Sipef - Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo

O Sipef, Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal vai coordenar e articular as atividades de combate à corrupção no âmbito do Poder Executivo federal. E também estabelecer padrões de medidas que devem ser usados pela administração pública

Baixar arquivo
Cultura

Morre o ator Orlando Drummond aos 101 anos

O ator, humorista e dublador carioca, fez sucesso no rádio e com sua voz marcante dublou personagens inesquecíveis de desenhos animados, como o cachorro Scooby Doo e o marinheiro Popeye.

Baixar arquivo