Interpretação de Cauby era maior do que a música, diz escritor

Cantor completaria 90 anos neste dia 10 de fevereiro

Publicado em 10/02/2021 - 13:51 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

De Jair Amorim e Dunga, o samba-canção Conceição é considerado o maior sucesso de Cauby Peixoto, que completaria, neste 10 de fevereiro, 90 anos.

De voz doce e aveludada, deu vida à canção, imprimindo sua personalidade vocal.  Para o jornalista e pesquisador Rodrigo Faour, autor da biografia “Bastidores: Cauby Peixoto, 50 anos da voz e do mito'', a interpretação que ele dava às canções acabavam se sobrepondo inclusive à letra. 

Vindo de uma família musical, dono de um timbre marcante, e de uma ousadia artística, foi um dos primeiros ídolos brasileiros a conquistar um público cativo, sempre arrastando multidões de fãs, que chegavam a rasgar suas roupas. Astro da época de ouro, Cauby brilhou em várias emissoras, com destaque para a Rádio Nacional. Alçou carreira internacional e atravessou gerações com sua voz. 

Sempre moderno e versátil, a carreira do Professor, como era carinhosamente conhecido no meio artístico, também encontrou espaço para sucessos como “Rock and roll em Copacabana”, de Miguel Gustavo. 

Além da fama, Cuby colecionou amigos, como o cantor, Agnaldo Timóteo.

Mas, nem tudo foi sucesso na vida de Cauby Peixoto, que passou por momentos de incertezas na carreira, chegando a temer ser abandonado e esquecido pelo público. Foi a partir de 1967, quando, segundo Rodrigo Faour, ele vive a “pior fase fonográfica”.A volta por cima veio em 1980, com o LP “Cauby! Cauby!”, lhe emplacou mais um megasucesso, “Bastidores”, composição de Chico Buarque.

Filho do violonista Cadete, Cauby nasceu em Niterói, Região Metropolitana do Rio. A relação apaixonada com a música se transformou em marca fundamental de sua trajetória. E mesmo após a morte, em 2016, o intérprete de Conceição continua sendo uma das vozes mais importantes da música popular brasileira.

Com trabalhos técnicos de Eduardo Monteiro. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Pesquisa é desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais. Fase atual é de testes em macacos.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Nacional do RJ inaugura mostra virtual sobre povos indígenas

A diversidade e a cultura dos povos indígenas poderão ser vistas em uma mostra virtual do Museu Nacional no Rio de Janeiro, por meio de painéis históricos, musicas, filmes e fotografias. A exposição Os Primeiros Brasileiros foi inaugurada nesta terça-feira.

Baixar arquivo
Política

Senado cria CPI da covid-19

Comissão investigará ações do governo federal no enfrentamento da pandemia e também denúncias de desvios de recursos da União repassados a estados e municípios.

Baixar arquivo
Cultura

Lançado o "Mapeamento de Projetos Sociais Arte Toda Gente"

Foi lançado nesta terça-feira o Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte-Fundação Nacional de Artes –  e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As iniciativas são relacionadas com música,  artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Peixes aparecem em afluente do Rio Pinheiros, em SP, e causam surpresa

O governo do estado diz que a presença dos animais são resultado do programa de saneamento básico da região. Coordenador de ONG afirma, no entanto, que ainda falta muito para o rio ser considerado despoluído.

Baixar arquivo
Segurança

PA, SC, RS e DF registram queda nos índices de criminalidade

Três estados brasileiros e o Distrito Federal apontaram queda na criminalidade no mês passado. Para o membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, a redução de crimes tem mais relação com a pandemia do que com a atuação da polícia. Mas os secretários de segurança discordam.

Baixar arquivo