Foi lançado nesta terça-feira o Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte - Fundação Nacional de Artes – e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
As iniciativas são relacionadas com música, artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade. O objetivo do trabalho é apontar lacunas e criar diretrizes para novas ações dos projetos Sinos, Sistema Nacional de Orquestras Sociais, Bossa Criativa e Um Novo Olhar, que integram o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com curadoria da Escola de Música.
O mapeamento começou a partir de levantamentos de dados e pesquisas já existentes sobre esses projetos sociais, que agora estão sendo revisados. O professor e coordenador do Projeto Sinos André Cardoso explica que com a pandemia foi preciso se reinventar, mas que isso ajudou o trabalho a ser mais conhecido.
O programa Arte de Toda Gente reúne três projetos: o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, um conjunto de apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas; o Sistema Nacional de Orquestras Sociais - Sinos, direcionado para a capacitação de regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais; o projeto Um Novo Olhar, que tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro.